terça-feira, 16 de setembro de 2014

Ingleses visitarão Fazenda dos Jumentos em Santa Quitéria

Representantes do The Donkey Sanctuary, o Santuário de Jumentos do Reino Unido, visitarão o Ceará nos dias 23 a 27 próximos. Eles querem conhecer o projeto para instalação do Parque Antônio Vieira, de proteção aos jumentos no Estado, a ser instalado na Fazenda Dr. Paula Rodrigues, administrada pelo Detran em Santa Quitéria. O projeto é uma iniciativa da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) e vem sendo negociado com o Detran desde março passado.
Segundo o voluntário da Uipa, o fotógrafo Eduardo Aparício, o interesse da entidade inglesa pela iniciativa surgiu a partir de matéria publicada nesta página do Diário do Nordeste. "Fui contatado em fevereiro de 2014, através de uma rede social, pelo Sr. João Brandão Rodrigues, veterinário que representa o The Donkey Sanctuary, em Portugal. De acordo com ele, ficou sabendo da ideia do parque de proteção aos jumentos do Ceará, através de uma matéria deste jornal. Desde então temos trocado correspondências e enviei àquela instituição toda a informação sobre a espécie no Nordeste brasileiro, que me solicitaram", conta Eduardo.
Ele juntamente com a presidente da Uipa, Geuza Leitão, estão à frente da iniciativa no Ceará. Para a visita ao Estado, virão o PhD em Medicina Veterinária e gerente das ações internacionais do The Donkey Sanctuary, Kevin Brown, e o português João Brandão Rodrigues.
Os representantes do The Donkey Sanctuary vão conhecer a Fazenda Dr. Paula Rodrigues e também participar de reuniões em Fortaleza com Geuza Leitão e Eduardo Aparício, e no Detran com o diretor das Regionais, João Carlos Macedo, responsável pela fazenda no município de Santa Quitéria.
"O projeto para criação do Parque Padre Antônio Vieira de proteção aos jumentos no Ceará foi apresentando à superintendência do Detran e foi muito bem recebido pelas autoridades do Departamento. No entanto, o que ficou combinado, seria que aquele órgão apresentaria a ideia à Secretaria de Estadual de Infraestrutura, a qual é subordinado, tendo em vista que algumas sugestões acarretariam uma mudança na dotação orçamentária destinada à fazenda Dr. Paula Rodrigues, onde estão abrigados os jumentos apreendidos pelo órgão,em Santa Quitéria. Ainda estamos esperando uma posição sobre essa questão", explica Eduardo.
Ele admite que a fazenda e, atualmente, graças aos investimentos do Detran, um local mais apropriado à concentração dos jumentos abandonados nas estradas. No local, os animais recebem alimentação e água, e alguns têm também cuidados veterinários básicos. Porém este atendimento é restrito. A equipe de funcionários é bem pequena.
"A ideia do parque é poder, através de parcerias entre o Governo do Estado - que já realiza o trabalho -, organizações da sociedade civil, Prefeitura Municipal de Santa Quitéria e organizações estrangeiras de defesa animal, especializar o local para que possamos melhorar a qualidade de vida e prover de mais cuidados com a saúde, os cerca de cinco mil jumentos hoje na fazenda em Santa Quitéria", defende Eduardo.
Ele também aponta que a iniciativa fortalecerá o turismo ecológico no Interior do Ceará e reforçará a posição do Governo do Estado em cuidar do meio ambiente. Outra vantagem, na sua avaliação, são os benefícios diretos e indiretos para uma parcela da população do município de Santa Quitéria.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário