quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Ipú: Prefeito afastado Sávio Pontes toma posse e clima fica tenso na cidade

Tomou posse na Câmara Municipal de Ipu nessa manhã desta quarta-feira (28/11), o prefeito afastado em setembro, Henrique Sávio Pontes Pereira Pontes.
A posse aconteceu sob protestos de manisfestantes que estiveram presentes em frente à Câmara Municipal de Ipu, com cartazes, ovos e gritos a todo momento contra a decisão do Tribunal de Justiça que segundo o Juiz de direito jugou unânime pelo retorno imediato do prefeito Sávio Pontes, afastado do cargo por um mandato de segurança impetrado pelo vice prefeito Dr. Luiz de Gonzaga que deixa o comando da prefeitura pela segunda vez somente nesse ano.
A posse aconteceu na Câmara Municipal de Ipu e contou com as presenças da presidente da  Câmara Municipal a vereadora Carmem Pinto, dos vereadores Ivo Sousa, Manoel Palácios e Efigênia Mororó e devida a falta de core o juiz de direito da comarca de Ipu, Dr. Lúcio Alves Cavalcante foi convidado a fazer parte da mesa e dar posse ao prefeito reintegrado ao cargo.
Enquanto a posse acontecia no lado de dentro da Câmara uma multidão se aglomerou no lado de fora e começou a protestar contra a decisão da Corte Especial do Tribunal de Justiça que mandou reintegrar o chefe do executivo. Bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e tiro de balas de borracha foram usado pelos policiais para dispensar a multidão.
Duas pessoas acabaram presas durante o tumulto e foram levadas para delegacia. O alvo dos manifestantes era o prefeito, porém muitas vaias, xingamentos e banhos de ovos, acabaram sobrando para autoridades policiais e funcionários da Câmara Municipal de Ipu. 
Os três poderes sitiados
Autoridades que ficaram sitiadas: Dr. Lúcio Alves Cavalcante (Juiz de direito); Henrique Sávio Pereira Pontes (Prefeito Municipal); Dr. Francisco Miguel de Sales Filho (Delegado de Polícia Civil), Major Paulo de Tarso Marques Paiva (Cmt da 2ª Cia - 3ª BPM), Cel. Gilvandro Oliveira (Cmt 3º BPM Sobral e Região Norte) Tenente José David Castelo (Cmt COTAR) e Major Lindonjhones (Sub Cmt 3º BPM)
Durante a confusão que se formou na posse do prefeito os três poderes constituídos do município de Ipu, acabaram ficando sitiados dentro da Câmara Municipal, sem poder sair em segurança. Ovos, pedras e vaias foram usados pelos manifestantes para protestar a volta do prefeito Sávio Pontes ao poder.
O juiz de Ipu, repudiou a manifestação e a classificou de "Atentado aos direitos fundamentais" aos poderes Judiciário (representando uma decisão federal), o executivo e o legislativo. Segundo ele os responsáreis pelas ações identificados serão punidos pela lei.
Clima tenso
Em dos momentos mais tenso foi a saída do prefeito recém empossado que deixou a Câmara Municipal pela porta dos fundos. Ao sair uma grande quantidade de manifestantes correram em direção do veículo onde estava o prefeito.
Nessa hora policiais do Comando Tático Rural (COTAR) chamado para reforçar o policiamento, começou a atirar balas de borrachas em direção aos manisfestantes que reinvidaram jogando pedras nos policiais.  Quatro pessoas ficaram feridas, três civis foram baleados nas pernas e um policial foi atingido com uma pedrada na canela.
Para terminar de dispensar a multidão o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), chamado para reforçar a segurança dos três poderes,  começou a fazer rajadas de ventos sob os manisfestantes que aos poucos foram saindo do local.



(Ipú Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário