domingo, 24 de abril de 2011

JUDAS CONTINUA COMO TRADIÇÃO NO INTERIOR E NA CIDADE

      No município de Santa Quitéria, assim como em outros do Ceará, a malhação do Judas está aos poucos se acabando. Em outras cidades brasileiras, a tradição vai diminuindo a cada ano, costume trazido pelos portugueses e espanhóis para toda a América Latina, a malhação do Judas no sábado de Aleluia aos poucos vai desaparecendo das grandes cidades, restringindo-se cada vez mais ao interior do Brasil.
       No distrito de Trapiá, em Santa Quitéria, a tradição continua, alguns dias antes da malhação, um grupo de amigos se reúnem  e fabricam um grande  boneco,  muita das vezes maior que um ser humano normal. A expectativa por parte dos brincalhões, é muito grande, mas não se restringem só a eles, pois os moradores ficam preocupados nas prendas que os homens não identificados,  buscam para oferecerem e colocarem aos pés de Judas.
       O bairro da COHAB é um dos poucos locais de Santa Quitéria que ainda promove o dia de Judas.  Um grupo de moradores do bairro, trabalham uns dois dias para "fazer" o boneco e durante a confecção é programado também, a farra pra comemorar a derrubada do "traidor".
        Falando em farra do Judas, não está faltando nenhuma galinha no seu puleiro?       
A derruba do boneco no Sábado de Aleluia, simboliza a morte de Judas Iscariotes.

Com informações do SQN e Santa Quitéria de Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário