A TV Verdes Mares esteve em Santa Quitéria para conhecer mais sobre o projeto de reestruturação do solo, o + Biodiesel, desenvolvido pelo Instituto Agropolos em convênio com a Petrobras Biocombustível e o Programa Petrobras de Desenvolvimento & Cidadania. O + Biodiesel melhora a qualidade das terras onde se cultiva mamona e girassol para elevar a produtividade das oleaginosas e, consequentemente, a renda dos agricultores familiares.
Depois de estudar e analisar em laboratório amostras do solo de cada propriedade contemplada pelo projeto, os técnicos do Agropolos agora estão na fase prática fazendo a descompactação dos solos e a incorporação de calcário e fosfato natural.
A reportagem aconteceu na localidade do Saco dos Bois, na propriedade do agricultor José Otalício de Souza. Ele vendeu quase 2.700 quilos de mamona com casca em 2011 para a Petrobras Biocombustível e este ano vai plantar 2,6 hectares, podendo elevar sua produção para até três toneladas de grãos sem casca devido às ações do projeto.
No momento da reportagem os tratores trabalhavam a descompactação e o nivelamento dos solos. Foram dadas recomendações técnicas aos agricultores presentes, mostrando como se realiza o coveamento, a aplicação do fosfato e o plantio da mamona. Nessa mesma comunidade, outros 11 agricultores vão ser beneficiados com ações de descompactação dos solos.
Com estas atividades, o processo de descompactação em áreas do Território dos Sertões de Canindé vai chegar a mais de 500 hectares de solos preparados com a melhor estruturação possível para plantio da mamona.
A matéria vai ao ar neste domingo, no programa Nordeste Rural, TV Globo, às 6h30.
(Santa Quitéria Destaque)
Nenhum comentário:
Postar um comentário