segunda-feira, 27 de junho de 2011

ENTENDA O QUE ACONTECE COM UMA EMANCIPAÇAO DE DISTRITO

      No caso dos distritos de Lisieux, Macaraú, Malhada Grande e Trapiá, que pleiteiam emancipação, apenas Lisieux tem um Vereador na Câmara Municipal de Santa Quitéria. Macaraú, com um candidato com mais de 600 votos não conseguiu eleger (hoje em Santa Quitéria um vereador precisa de mais de 1.000 votos para ser eleito).
      Com a emancipação, Macaraú teria logo de cara 3 ou 4 vereadores eleitos, pois no novo município com menos de 300 votos um vereador entra. Poderia ainda ter o Prefeito ou Vice-Prefeito, secretários municipais no 1º. Escalão da administração. O mesmo poderá acontecer com Malhada Grande e Trapiá, ter 2 ou 3 vereadores e participar da nova administração com secretários e gestores.
      Macaraú abre mais uma porta para daqui a 5 ou 6 anos preencher todos os requisitos para se tornar independente de Lisieux e se emancipar. Para não repetir o que aconteceu com o extinto município Entre Rios em 1929 e Macaraú em 1965, que não foi instalado por falta de estrutura própria.
Como prova, citamos os seguintes exemplos:
      Hoje Santa Quitéria, com o tamanho territorial imenso que tem, conta com 8 distritos: (Sede, Lisieux, Logradouro, Macaraú, Malhada Grande, Muribeca, Raimundo Martins e Trapiá). Para manter tudo isso tem uma arrecadação anual em torno de 50 a 60 milhões (pouco mais de 4 milhões por mês ) A sede fica com a metade e cada distrito poderá receber em torno de 3,5 milhões/ano ( 300 mil por mês) em benefícios, como pagamento de funcionários, merenda escolar, manutenção dos serviços de saúde, educação, assistência social, limpeza publica, iluminação publica, abastecimento d água e outros.
      Com a emancipação de Lisieux/Macaraú/Malhada Grande/Trapiá, com mais de 11.000 habitantes já passaria para o 2º. patamar em recebimento de recursos (FPM, ICMS, IPVA, FUNDEB, SUS, e outros), em torno de 22 a 25 milhões/ano, ou seja cerca de 2,1 milhões por mês. Isto significa mais de 500 mil para cada distrito, quase o dobro do que recebem hoje. Mais 400 a 500 empregos.
Será que seu distrito recebe hoje esses 300 mil por mês em benefícios, como acima especificado?
Santa Quitéria não perderia com isso, pois teria uma redução de recursos em torno de 0,2 (passaria de 2.0 para 1.8) o que significa menos de 10 milhões/ano e ficaria desobrigada dos 4 distritos. Ou seja, mais recursos para a região.

Fonte: Blog vereador Braguinha

Um comentário:

  1. isso e perca de tempo nunca os poderosos vao deixar esses dietritos se emanicipar. eles vao perde votos preciosos na corrida pela a prefeitura q e um pote de ouro. e esse dinheiro ae niguem ver ele aplicado nem na sede imagine nos distritos. enquanto o povo nao para de votar por paixao ou por dinheiro nao vamos pra frente nunca e ser uma cidade cada ano mais velha e nanica, temos muito casos de cidades mais novas no ceara q sao maiores economicamente q santa quiteria ACORDA MEU POVO !! ta chegando as eleiçoes de novo mais pelo q eu to vendo e mais 4 anos de regreçao! hoje nao temos candidatos capazes de pensar primeiro no povo, so temos candidatos com interese proprio, quem perde e nois mesmo e niguem abre os olhos para isso, sao 15 parado no tempo. eu imagino quando abri aquela carta q esta la na praça da matriz, vai ser uma vergonha o prefeito deve ter escrito q santa quiteria esta uma metropolis pela idade mais seus suçessores nao fizerao porra nenhuma!! como diz aquela velha frase q nao nos cansemos de repetir "a esperança e a ultima que morre"

    ResponderExcluir