domingo, 30 de dezembro de 2012

Fabiano Lobo divulga lista de secretários

O prefeito eleito de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, concedeu entrevista para os veículos imprensa local, no final da tarde deste sábado, no Hotel Aprígios. O futuro mandatário municipal explicou de como pretende trabalhar nos diversos setores do município.
Fabiano falou sobre educação, tendo como uma das principais metas do setor, a reestruturação do equipamento escolar. Na Saúde, o grande objetivo é a construção, nos próximos quatro anos, de um novo hospital. Outro desejo é trazer uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA, em consócio com o município de Hidrolândia. Além destas ações o prefeito pretende diminuir o número de reclamações no atendimento desta área.
No primeiro ano da gestão, o administrador avisa que terá dificuldades financeiras em virtude do orçamento de 2013 ser  igual ao de 2012, tendo em vista o aumento de despesas. Já com relação aos restos a pagar, da administração anterior, Fabiano disse que ´”a intenção é quitar, mesmo porque, é uma dívida impessoal”, porém, é necessário avaliar os recursos e depois  conversar  com estes  credores.
Sobre o cartão Santa Quitéria Sem Miséria, o programa só deverá ser implantado a partir do segundo ano da administração, mas o cadastramento das famílias deverá começar já no mês de maio de 2013. “Ainda não sei se serão trinta, quarenta, cinquenta ou cem reais” disse o prefeito estimando entre e três e quatro mil famílias que vão atendidas pelo programa.
Fabiano falou da afinidade com o governador Cid Gomes e com o prefeito eleito de Fortaleza Roberto Cláudio, o que pode trazer  vários benefícios para o município de Santa Quitéria.
A divulgação da lista dos secretários por pouco não passou despercebida.  Um dos assuntos mais esperados da coletiva só entrou em pauta no final da entrevista ainda com algumas indefinições.
Veja como ficaram as pastas com seus respectivos secretários:
Institucional – a primeira dama Ana Alice;
De Governo – Eliandro Mesquita;
Administração e Finanças – está tentando a vinda do agrônomo da EMATERCE
Célio Moura;
Assistência Social – a princípio ocupa o cargo Kátia Lopes até que venha um técnico indicado pelo Governo do Estado;
Obras e Urbanismo – o engenheiro Martone Filho;
Esporte – o vereador Augaci Protásio está engatilhado, mas ainda pode haver mudança;
Turismo – o empresário Umberlândio Viana;
Cultura e Juventude – Léo Muniz;
Agricultura – Cesário Júnior;
Saúde – o enfermeiro Manuel de Sousa Medeiros;
Educação – Mara Rúbia;
Meio Ambiente – Homero Novaes;
Cidadania e Segurança – em avaliação;
Procuradoria – o advogado Aírton Silva;
Ouvidoria Geral – Dr. Raimundo Machado;
Assessoria de Imprensa – o publicitário Lelo Maio;
Presidência do IPESQ – em aberto

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Polícia troca tiros com assaltante Cição que fugiu baleado


O bravo comandante da Polícia Militar do município de Cariré, sargento Epitácio recebeu, nas últimas horas, informações de populares dando conta de onde estaria um assaltante de nome Cícero, comparça de Elitônio, que foi assassinado a tiro nesta quarta (26/12/12), na zona rural de Santa Quitéria. De imediato o sagento Epitácio e sua equipe se deslocaram ao local indicado e conseguiram avistar o bandido, que ao visualisar a os policiais já começou a atirar. A PM revidou e o bandido correu, adentranndo o matagal. 
Segundo o sargento Epitácio, as buscas continuaram no matagal, onde os policiais encontraram marcas de sangue de Cícero e alguns pertences dele. A caça ao criminoso continua.
Mais detalhes a qualquer momento aqui no site e no Jornal Regional da FM 98 de Varjota, nesta quinta (27/12/12), às 12h00, em uma entrevista do sargento Epitácio ao Roberto Lira, com transmissão ao vivo aqui pelo nosso site. (RobertoLiraNotícias)

Sai a primeira chapa para concorrer à mesa diretora da Câmara de Santa Quitéria




A primeira chapa para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Quitéria para o exercício 2013/2014 já foi protocolada, ontem, dia 27 de dezembro, em uma surpreendente união entre os edis que apoiaram Chagas Mesquita e Tomás Figueiredo nas ultimas eleições municipais.
O vereador Francisco de Assis Ferreira Rodrigues “Miúdo” (PSC) encabeça a chapa, tendo como vice Joaquim Ferreira de Araújo Júnior (PR), primeira secretária Sônia Paiva (PSDB) e segundo secretário Agamenon Silva (PP). Estes teriam o apoio de Samuel Vaz (PSD), Leôncio Muniz (PSD), José Francisco (PSDB) e Joana Figueiredo (PSDB).

Opinião SQV
Numa rápida análise deste quadro atual, matematicamente a oposição está vencendo por 8x5, faltando quatro dias para a eleição da nova mesa diretora do Legislativo Municipal o que significa uma boa vantagem. Mas, como as últimas eleições de câmara em Santa Quitéria só se decidiu nos últimos minutos, ainda pode acontecer alguma coisa.
Algumas situações dão para entender, mas outras, não. Sabemos que Agamenon Silva já fez algumas tentativas para ser o presidente, diga-se de passagem, frustradas e quer recuperar o prejuízo moral destes fracassos. Só que ele ficou na rabeira desta chapa. Será que o referido vereador ta se conformando em ser igual barata: “não come, mas bota gosto ruim?”.
E o vereador Biel? Inimigo político mortal de Tomás Figueiredo e está votando novamente com o grupo rival. Os especuladores políticos dizem que ele está sendo influenciado por Agamenon. Só uma pergunta: Será que na próxima eleição, em 2016, o atual líder tucano em Santa Quitéria vai dar uma força para Biel?
O vereador Leôncio Muniz também seria outro influenciado pelo vereador do PP. Agamenon está conseguindo convencer alguns colegas em prol de se mesmo e “os colegas” esquecendo de se próprios e aderindo a causa “agamenonista”.
Quem se deu bem, de verdade, nesta chapa foi Miúdo que perdeu para prefeito depois de sair do grupo do PSDB e agora parece que conseguiu conquistá-los novamente.
Posição politicamente correta é a dos vereadores tomasistas. Eles que deverão fazer o papel principal da oposição ao prefeito Fabiano, conseguiram aliança com os do grupo de Chagas Mesquita. Falando nisso, o que será que Chagas está achando disso tudo? Aqueles a quem ele amparou nas últimas eleições podem estar municiando o inimigo contra o atual prefeito. Refiro-me a votações futuras.
Ah! ia me esquecendo. Será que vai ter "big brother" de novo? Se tiver, é mais um indício de que, na política, ninguém confia em ninguém.
Pois é, amigos visitantes, a política não é tão complicada. Complicados são os políticos.

Santa Quitéria: Criança de 5 anos e seus pais sofrem grave acidente em Sangradouro



Mais um grave acidente de trânsito foi registrado na região. Desta vez, o sinistro aconteceu por volta das 12h30 desta quinta (27/12/12), no distrito de Sangradouro, município de Santa Quitéria. Segundo populares, um cidadão daquela região trafegava em uma moto com a esposa e uma filha de 5 anos, quando sofreram um grave acidente, ainda sem maiores informações. Pelo fato de ser mais próximo, foi acionado o hospital de Varjota, que rapidamente enviou ambulâncias ao local, sendo que as três vítimas foram socorridas ao citado hospital, onde receberam os primeiros socorros e imediatamente foram transferidas em duas ambulâncias para a Santa Casa de Sobral. O hospital não informou o nome das vítimas porque não pegou, devido à urgência no atendimento, pela gravidade. O pai e a criança estavam ainda mais graves, mas os três chegaram com vida na Santa Casa, que os recebeu sem identificação, devido o estado de gravidade dos mesmos.
Fonte: RobertoLiraNotícias

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Posse dos vereadores e prefeito no dia 1º de janeiro será às 14 horas


A posse dos vereadores e do novo prefeito de Santa Quitéria acontecerá no dia 1º de janeiro na Câmara Municipal.
De acordo com o regimento interno da Casa, o vereador mais votado, Francisco Lopes de Sousa "Cerinha", presidirá, inicialmente, a sessão dando posse aos vereadores eleitos. Com os novos edis já empossados, realiza-se a eleição para a nova mesa diretora que comandará os destinos da Câmara Municipal no biênio 2013/2014.
Conhecido o novo presidente, este dará posse ao prefeito Fabiano que fará o juramento em plenário.
Na sequência das solenidades, o prefeito empossado e comitiva deverá se deslocar até o ginásio poliesportivo onde fará um discurso breve e apresentará o selo da nova gestão, além de outros detalhes que serão utilizados na sua administração.
Terminada esta etapa da posse, Fabiano irá até à Prefeitura onde, simbolicamente, receberá a chave da cidade, encerrando assim, o seu primeiro dia como prefeito de Santa Quitéria.

Jovem fica com faca encravada na cabeça em Santa Quitéria


Foto: Jerbesson Cordeiro
Uma perfuração a faca aconteceu por volta das 20h15min da noite desta quarta-feira, em Santa Quitéria.
Segundo informações, Francisco Jorlan Camelo Brito, 18 anos, morador do bairro Flores, andava em uma bicicleta no bairro Primavera quando dois elementos em uma moto passaram e lhe enfiaram uma faca a altura da nuca.
O jovem foi socorrido para o Hospital Municipal com a arma branca encravada na cabeça. Ainda consciente, Jorlan foi levado às pressas para à Santa Casa de Sobral.
De acordo com informações repassadas à polícia, o motivo do crime seria uma richa por causa de briga de gangues e o principal suspeito é um homem do bairro Cinzas.
A polícia está a procura dos suspeitos.
Foto: Jerbesson Cordeiro




Fabiano anunciará secretariado em entrevista coletiva


O prefeito eleito de Santa Quitéria, Fabiano Lobo, estará concedendo uma entrevista coletiva neste sábado, a partir das 10h, no Hotel Aprígios.
Na oportunidade, Fabiano deverá anunciar o secretariado de sua administração para todos os meios de comunicação do município. Serão convidados, blogs, sites, jornal de circulação e emissoras de rádio.

Bandido acusado de estupro e assaltos é morto a tiro no interior de Santa Quitéria


A Polícia acaba de receber a informação que o elemento conhecido Elitonio Paiva de Melo,20 anos, foi executado a tiros de revolver na localidade de Furado, zona rural de Santa Quitéria. De acordo com as primeiras informações o bandido foi morto com quatro tiros, em um campo de futebol, por volta de 1h desta quarta-feira. O corpo ainda permanece no local. Segundo informações de testemunhas, Elitonio estava bebendo num bar, quando saiu em direção ao campo de futebol, onde foi executado. (Wilson Gomes)

Em contato com a polícia Civil de Santa Quitéria, através do inspetor Giovenázio, fomos informados de que realmente o bandido Elitonio teria sido assassinado e que a polícia Militar do município, já teria acionado o rabecão do IML para pegar o corpo e leva-lo ao Instituto Médico Legal para fazerem a necropsia.
O bandido Elitônio, era mais um que fazia parte da quadrilha do elemento Luciano do Cariré, que também já foi morto em  troca de tiro com a PM de Groaíras.
Segundo informações, Elitônio que foi morto na madrugada desta quarta-feira(26/12), e um homem conhecido como Cícero, são acusados de chefiarem uma quadrilha, que praticavam assaltos, estupros e outros ilícitos na região de Santa Quitéria, Groaíras, Forquilha, Cariré e Varjota.    
O Sargento ''Linha Dura'', comandante da polícia Militar de Varjota, que vivia na cola do elemento, também confirmou a notícia. (SQN)

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Carro investe contra viatura do Ronda em Santa Quitéria



Na tarde do último sábado, dia 22 de dezembro, por volta das 17h20min, a viatura 0232 do Ronda do Quarteirão de Santa Quitéria por pouco não foi atingida por outro veículo que circulava pelas ruas da cidade.
De acordo com informações do sd Oliveira que conduzia a viatura pela rua João Rodrigues Pinto quando o veículo Gol, cor prata, placas HYA – 6117, conduzido por um homem identificado apenas como Cristiano, fez uma manobra arriscada colocando o automóvel em direção à VTR que foi obrigada a desviar. Daí, então, os policiais começaram uma perseguição. Ao chegar na avenida Cel. Manuel Alves, por onde passava o cortejo de um enterro, o Gol acabou parando e assim a viatura o alcançou.
O condutor do veículo resistiu a sair do carro o que deixou os policiais ainda mais desconfiados. Minutos depois, finalmente veio a explicação. Cristiano disse que no início quando do incidente, ele tentou desviar de uma pessoa que atravessava a rua naquele momento e por isso puxou o seu veículo na direção dos policiais. O policial disse que não viu ninguém no meio da rua, contradizendo o motorista. Ainda de acordo com sd Oliveira o homem se recusou a fazer o teste do bafômetro.
Depois das explicações, o rapaz foi liberado, porém, na manhã desta segunda-feira, o fato foi registrado na Delegacia de Polícia Civil pelo Ronda.

Comissão da eleição do SINDPROSQ nega pedido de anulação

A Comissão que esteve a frente das Eleições do SINDPROSQ(Sindicato dos Professores de Santa Quitéria), divulgo ontem o resultado do pedido de anulação das eleições realizadas para a diretoria e conselho fiscal do SINDPROSQ, tendo como autora, candidata à presidente pela Chapa 02, IRANDIR GOMES DE PAIVA.
DECISÃO
Vistos e examinados os presentes autos de Recurso Interposto pela Candidata à eleição pela Chapa nº 02.
I - Relatório
A autora, candidata à presidente pela Chapa 02, Sra. IRANDIR GOMES DE PAIVA, ingressou com o presente feito requerendo a anulação das eleições realizadas para a diretoria e conselho fiscal do SINDPROSQ, apontando como fundamento o art. 60, bem como as alíneas “b” e “d” do art. 106 e art. 110, todos do Estatuto do Sindicato dos Professores do Serviço Público Municipal de Santa Quitéria, com o intuito de que sejam marcadas novas eleições, nos seguintes termos:
A candidata da Chapa 02 inicia seu petitório alegando algumas irregularidades do respectivo pleito eleitoral: 
– Que as urnas não estavam devidamente lacradas e alega infração ao § 1º do art. 95 dos Estatutos Sociais; 
– Que na relação de aptos a votarem consta o nome do professor Jorge Luiz Barros Mendes, que alega que o mesmo está de licença sem vínculo a mais de um ano e que não paga a contribuição do sindicato;
3 – Que havia relações de professores aptos a votarem sem identificação da urna e do local de funcionamento da mesma, sem assinatura da comissão organizadora das eleições ou do presidente da mesa;
4 – Que a urna itinerante do Distrito de Raimundo Martins e Riacho das Pedras foi transportada pelo irmão do candidato a presidente pela Chapa 01, denominado pela mesma de Sr. Evelaudo;
– Que A urna do Distrito de Malhada Grande foi transportadas por pessoas estranhas e não pelo Presidente da Mesa;
– Que durante a apuração ocorreram dois fatos não muito corriqueiros até em votações ocorridas em chamadas “República de Bananas”: em uma das urnas passaram três votos a mais do número de votantes e em outra faltaram dois votos;
7 – Que não se tem conhecimento do número de cédulas enviadas paras as urnas, tanto dos distritos como as da sede;
– Que a ata de apuração não traz o horário do início dos trabalhos, violando o art. 99 em seu parágrafo 1º;
9 – Que não consta na referida ata o local ou locais que funcionaram as mesas coletoras, com os nomes dos respectivos componentes de acordo com a letra “b” do art. 99 em seu parágrafo 1º;
10 – Que não consta na referida ata o resultado de cada urna apurada;
11 – Não consta na referida ata o número total de eleitores.
II - Fundamentação
As alegações levadas a efeito pela senhora IRANDIR GOMES DE PAIVA carecem de (1) Fundamentação jurídica e estatutária e (2) de Provas, senão vejamos:
Inicialmente, faz-se mister informar que o recurso interposto pela candidata pela Chapa 02 junto a esta Comissão Eleitoral fora destituído de qualquer documentação de identificação pessoal da candidata, da chapa por ela capitaneada e de seu advogado, consubstanciando infração ao § 2º do art. 111 do Estatuto dos Sindicato dos Professores do Serviço Público Municipal de Santa Quitéria, a seguir transcrito:
“§ 2º - O recurso e os documentos de prova que lhes fores anexados serão apresentados em duas vias, contra-recibo, na secretaria da Comissão Eleitoral e juntados os originais à primeira via do processo eleitoral. A segunda via do recurso e dos documentos que o acompanham serão entregues, também, contra-recibos em 24 horas ao recorrido que terá prazo de 02 (dois) dias para oferecer contra-razões.”
Destarte, tal situação enseja, de per si, o NÃO RECEBIMENTO do aludido recurso pala total falta de juntada da documentação necessário ao seu preparo.
Concernentemente ao alegado pela candidata, passemos a analisar ponto a ponto ao alegado pela mesma:
– A candidata alega que as urnas não estavam devidamente lacradas, todavia não apresenta qualquer prova ou indício de que as referidas urnas foram vilipendiadas. Tais urnas, como fora de conhecimento e aquiescência das chapas concorrentes, foram concedidas pelo TRE/Cartório Eleitoral de Santa Quitéria e não fora constatado por esta Comissão Eleitoral qualquer irregularidade nas mesmas. Igualmente, no momento da apuração, onde estavam presentes os dois candidatos à presidência, consoante levado a termo na Ata de Apuração, o que ocorreu foi o desprendimento espontâneo da tampa da urna que funcionara sede, motivada pelo desgaste apresentado pela mesma. Não consubstanciando, destarte, qualquer irregularidade. 
2
 – Com relação ao professor Jorge Luiz Barros Mendes, a recorrente alega que o mesmo não estava apto a votar, todavia sem comprovar a inaptidão do professor, constatou-se que o mesmo não votou, não, não representando, portanto, qualquer prejuízo ao resultado final das eleições, bem como também não configurando nenhuma irregularidade.
– Quanto à alegação que havia professores aptos a votarem sem identificação da urna também não pode prosperar, haja vista que todos os votantes assinaram na lista de votação, consoante se constatou na Ata de Apuração.
– No tocante a alegação que a urna itinerante do Distrito de Raimundo Martins e Riacho das Pedras foram transportadas pelo Sr. Evelaudo, irmão do candidato a presidente pela Chapa 01. Nesse caso, também não há registro de qualquer irregularidade, uma vez que não há qualquer vedação legal ou estatutária que desautorize tal medida. Vale lembrar que o mero transporte de urnas pode ser feito por qualquer pessoa autorizada por esta comissão eleitoral e, no presente caso, não se constatou qualquer ato praticado pelo Sr. Evelaudo que comprometesse o resultado apresentado pela urna ou pela eleição, bem como não fora constatado por esta Comissão Eleitoral qualquer vilipêndio da respectiva urna, haja visto que na referida urna itinerante votaram 19 (dezenove) professores dos quais a Chapa 02 obteve 12 (doze) votos, enquanto a Chapa 01 obteve apenas 07 votos, o que mais uma vez deixa claro que não houve qualquer irregularidade nesta urna.
– A recorrente alega que a urna do Distrito de Malhada Grande foi transportada por pessoas estranhas e não pelo Presidente da mesa, entretanto não aponta ou comprova quem são tais pessoas. Vale lembrar que na Ata de Apuração, não fora constatada tal alegação e, dessa forma, carece de fundamentação legal ou estatutária, além de ausência de comprovação documental ou testemunhal de tal fato.
– A recorrente acrescenta ainda e, utilizando vocabulário absolutamente incompatível com o vernáculo, quando cinge o respectivo pleito eleitoral à expressão “República de Bananas”, alega que em uma das urnas passaram três votos da lista de votantes e em outra urna faltaram dois votos. Nesses casos, o próprio Estatuto do Sindicato dos Professores do Serviço Público Municipal de Santa Quitéria estabelece que: No primeiro caso, de fato fora constatado que havia três votos a mais e de acordo com o que prescreve o § 2º do art. 98 do Estatuto do SINDPROSQ, foram anulados três votos da Chapa 01 vencedora daquela urna. No segundo caso, constatou-se que o número de células era inferior ao número de votantes, neste caso, consoante estabelece o § 1º do respectivo estatuto, prossegui-se com a apuração. Portanto, não há constatação de qualquer irregularidade.
– A recorrente alega que não se tem conhecimento do número de cédulas, todavia, tal informação pôde ser constatada nas atas de cada cédula devidamente preenchidas e apuradas.
– Não é verdadeira a alegação de que na Ata de Apuração não havia o horário do início dos trabalhos, posto que fora reduzido a termo os horários de início e fim da apuração, bem como a data e local, sem infração, destarte, o art. 99, parágrafo 1º , letra “b” do Estatuto.
– Também carecem de verdade e fundamentação fática e jurídica as alegações que na Ata de Apuração não constam o local ou locais de votação, nesse caso, constatou-se que cada urna era acompanhada de uma ata específica, em que traziam especificados os dados da respectiva sessão, urna, local ou locais de votação e o número de votantes, não consubstanciando qualquer vício nesse Jaez.
Outrossim, após a análise das alegações levadas a cabo pela recorrente, constata-se que os argumentos da mesma não convencem, pois incumbia à mesma fundamentar e comprovar tais alegações. A falta de documentação e fundamentação legal e, mormente estatutária comprometem a veracidade de suas alegações, ademais, os fatos relatados pela recorrente definitivamente não têm o condão de comprometer a lisura e principalmente o resultado das eleições, o qual se mostrou legítimo e, via de consequência, dentro dos parâmetros legais e estatutários, não merecendo reprouche.
III - Dispositivo
Tendo em vista esses fundamentos, julga esta Comissão totalmente improcedente os pedidos elencados pela Recorrente por total falta de provas, bem como fundamentação legal e estatutária. 
Publique-se. Registre-se. Intimem-se.
Nada mais.
Santa Quitéria (CE), 21 de dezembro de 2012.

PATRÍCIA LOPES PINTO
PRESIDENTA DA COMISSÃO ELEITORAL
RAIMUNDO ELIAS ARAÚJO DE PAIVA
MEMBRO
MARTA ESMERALDINA MAGALHÃES RODRIGUES
MEMBRO 
 
Fonte: SQN

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Quiteriense Socorro Martins será secretária de saúde de Fortaleza

A médica filha de Santa Quitéria Socorro Marins(foto), foi convidada pelo prefeito eleito de Fortaleza Roberto Claudio para compor o seu governo em 2013, para assumir a frente da saúde do fortalezense, uma das secretarias mais importantes da administração do governo que assumirá em janeiro.  
Socorro Martins é filha do ex-prefeito de Santa Quitéria Haroldo Martins(In-memorian), e já assumiu vários cargos importantes  na esfera estadual, é conhecedora da problemática da saúde de Fortaleza e do Estado do Ceará.
O nome de Socorro Martins, que atualmente exerce o cargo de diretora no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes foi citada na manhã de hoje junto aos demais secretários. (SQN)

Foragidos da Cadeia Pública de Hidrolândia são presos em Santa Quitéria




Numa operação da Polícia Militar que envolveu o Ronda, P.O.G. e o Pró-cidadania, na manhã desta quinta-feira, por volta da 9h30min, conseguiu prender três elementos na cidade de Santa Quitéria.
De acordo dom informações de policiais do Ronda, o trio estava escondido no banheiro de uma pequena casa, localizada na Rua 11, nº 93, no bairro Cohab, quando receberam voz de prisão, depois de uma denúncia anônima.
Levados para a Delegacia de Polícia, eles se identificaram como sendo fugitivo da Cadeia Pública da cidade de Hidrolândia o que aconteceu no último dia 12 de dezembro. De acordo com informações fornecidas por eles, tratam-se de Fábio Firmino da Silva, 21 anos, que responde ao Art. 121, filho de Raimunda Firmino da Silva e Raimundo Garcia do Nascimento. O outro é Antônio Marcos Maciel de Oliveira, 24 anos, responde ao Art. 121, filho de Maria Cícera Maciel de Oliveira e Edmundo Paiva de Oliveira. O terceiro elemento é Paulo Bruno de Farias, 24 anos, responde ao Art. 155, filho de Francisca Kelma Martins Bezerra.
Os três deverão ser devolvidos ao município de Hidrolândia.
Participaram da operação, os Sds do Ronda: Oliveira Filho, Hildo e Cristiano. Os Sds do P.O.G.: Aurilúcio, Mota e Paiva e os Pró-cidadania Avelino, Róbson e Sales.


Vereadores aprovam orçamento e novas secretarias para 2013



Depois de adiada por duas vezes, foi votado nesta quarta-feira, 19 de dezembro, na Câmara Municipal de Santa Quitéria, o orçamento para o exercício de 2013 e, com ele, a criação de novas secretarias.
As despesas do município ficarão em R$ 75.515.600,00 distribuídos em desesseis setores e seus respectivos valores:
Câmara Municipal                                             R$ 2.330.000,00   (3,09%)
Secretaria de Governo                                       R$ 2.118.000,00      (2,80%)
Secretaria de Administração e Finanças            R$ 3.632.100,00     (4,81%)
Secretaria de Educação                                      R$ 29.437,275,00   (36,98%)
Secretaria Esporte                                              R$ 727,350,00        (0,96%)
Secretaria de Saúde                                            R$ 10.630.725,00   (16,08%)
Secretaria de Agricultura                                   R$ 788.600,00        (1,04%)
Secretaria de Meio Ambiente                            R$ 160.000,00        (0,21%)
Secretaria de Assistência Social e Trabalho      R$ 3.500.400,00     (4,64%)
Secretaria de Obras e Urbanismo                       R$ 14.206.000,00  (18,81%)
Instituto de Previdência dos Servidores             R$ 6.576.000,00    (8,71%)
Secretaria Institucional                                       R$ 211.000,00       (0,28%)
Procuradoria Geral                                             R$ 172.000,00       (0,23%)
Secretaria de Cultura e Juventude                      R$ 743.800,00       (0,98%)
Secretaria de Turismo                                         R$ 137.350,00      (0,18%)
Secretaria de Cidadania e Segurança                  R$ 145.000,00      (0,19%)
A Secretaria de Comunicação foi extinta, ficando apenas um cargo de coordenador da área na secretaria de Governo que foi recém-criada, juntamente com a de Segurança e Cidadania e de Turismo que foi desmembrada do Esporte.
 



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Santa Quitéria entre as cidades que terão contas julgadas

 
Atraso na remuneração dos servidores, pagamento por obras não concluídas (assinaturas antecipadas de cheques) e processos licitatórios ilegais. Estas foram as principais irregularidades verificadas pela Operação Anti-Desmonte, promovida pela Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A conclusão dos trabalhos foi apresentada, ontem, na sede do TCM. Foram levantados indicadores de crimes e improbidade administrativa no período pós-eleitoral em 39 municípios, entre eles, Santa Quitéria.. Agora, os processos serão ajuizados para as respectivas comarcas, a fim de que se julgue os casos de peculato, fraude de licitação e falsidade ideológica, na área criminal, e ainda a apropriação de recursos públicos e violação dos princípios constitucionais (moralidade, legalidade e impessoalidade), no âmbito da improbidade administrativa.
O balanço final da operação, que objetivou identificar problemas relacionados à prática conhecida como "desmonte", foi apresentado pelo presidente do TCM, Manuel Veras; o chefe da Procap, procurador José Maurício Carneiro; a procuradora do TCM, Leilyanne Brandão, e os promotores da Procap, Luiz Alcântara e Eloilson Landim. Ao todo, foram apresentados 125 mil folhas de documentos sobre as denúncias. O procurador José Maurício Carneiro observou que foram verificadas irregularidades em todos os municípios fiscalizados pela operação conjunta, que teve início em 22 de outubro passado. Como ações práticas, ressaltou que as atividades resultaram, de imediato, no afastamento dos prefeitos de Granja, Hélio Fontelenele e Uruburetama, Gilvan Pires Nunes, bem como foram impetradas ações civis públicas contra os prefeitos de Barroquinha, Ademar Veras e Chaval, Janaline Pacheco. A relação dos municípios relacionados se restringe apenas ao trabalho de fiscalização da força-tarefa do Procap e TCM. (DN)


 

Eleitos da 54ª zona são diplomados em Santa Quitéria

A 54ª Zona Eleitoral que compreende os municípios de Santa Quitéria, Hidrolândia e Catunda, diplomou os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no dia 7 de outubro. As solenidades aconteceu na manhã desta terça-feira, no auditório Monsenhor Ximenes, no Salão Paroquial.
O juiz, Dr. Valdeci Braga, acompanhado do representante Ministério Público Dr. Élton Vanderlei Leal, chamou primeiramente, prefeito e vice de Santa Quitéria, Fabiano Magalhães Mesquita e José Braga Barrozo, respectivamente. Em seguida os 13 vereadores quiterienses eleitos.
Fátima Mourão, o vice Henrique César e os 11 vereadores de Hidrolândia também receberam os seus respectivos certificados. Os catundenses, o prefeito Tony Jorge, a vice D. Cidel e os 9 vereadores foram os últimos a serem diplomados.
Com um discurso falando de humildade e agradecimentos, Fabiano Lobo emocionou toda a platéia. Francisco Lopes de Sousa "Cerinha", vereador mais votado em Santa Quitéria representou todos os seus colegas.
Os outros prefeitos diplomados e vereadores mais votados de seus respectivos municípios, também falaram ao público.
Veja imagens da diplomação: