sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Juiz afasta prefeito de Santa Quitéria Chagas Mesquita(ATUALIZADO)



Chegou à mesa diretora da Câmara Municipal, um documento enviado pelo juiz da Comarca de Santa Quitéria, José Valdeci Braga, afastando o prefeito Chagas Mesquita.
De acordo com o texto do ofício nº 1029/2012 de 30 de novembro, trata-se de uma "Ação Cautelar de Afastamento e Decretação de Indisponibilidades de Bens, Preparatória de Ação Civil Pública por Ato de Improbidade administrativa", proposta pelo Ministério Público(MP) do Estado do Ceará.
A ação deferida pelo Dr.  Valdeci Braga, é extensiva, também, aos servidores públicos Antônio Arnóbio G. Parente, Regina Helena Magalhães, Antônio Jerlan Mesquita Leitão, Ana Raquel Magalhães Mesquita, Kaline Costa Mouta, Francisco Mardo Martins Parente,  Quitéria Régia Tavares André Mororó, João Augusto Mesquita e Vanessa de Paula Rodrigues.
Ainda de acordo com o ofício, o Município já estava na "alça de mira" da Justiça local por conta de de Decretos de dispensa de funcionários "com pretexto de dar cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF), visavam promover o 'brutal enxugamento' dos gastos com pessoal do Executivo, os quais, aparentemente de forma inopinada, teriam ultrapassado o limite previsto na LRF".
Em outr trecho da ação, diz o seguinte: "A concessão da medida liminar em Ação Cautelar para determinar a indisponibilidade dos bens de todos os réus acima qualificados, eis que tal medida, dada a magnitude dos desenhos verificados, presta-se para garantir o integral ressarcimento dos prejuízos ao Erário Municipal".
Valdeci Braga determina ainda, "a suspensão dos contratos celebrados com as empresas prestadoras MÉRITUS CONSULTORIA E CONTROLADORIA GOVERNAMENTAL, F.A MOREIRA SOUSA-ME e ITARGET TEC. DA INFORMAÇÃO LTDA, eis que presentes fortes indícios de que as mesmas não vêm prestando os serviços pelos quais foram contratadas.
O vice-prefeito, Eduardo Sobral Monte, deverá tomar posse, hoje, às 19 horas.

Segundo a INB: Obras de Itataia em Santa Quitéria devem começar em julho


Tranjan FOTO: TUNO VIEIRA

Depois de anos de atraso e de ter tido vencido, em agosto passado, o Protocolo de Intenções para a instalação do empreendimento, a mina de urânio e fosfato de Itataia deverá, enfim, ter sua construção iniciada em julho próximo. Este, ao menos, é o novo prazo com que trabalha as Indústrias Nucleares do Brasil (INB), responsável pelo projeto.
O presidente da empresa federal, Alfredo Tranjan, informou que a expectativa agora é de que a usina esteja operando entre fevereiro e julho de 2016.
Em agosto de 2008, a INB assinou com o Governo do Estado, o protocolo estabelecendo as premissas básicas para a implantação do projeto, localizado no município sertanejo de Santa Quitéria. A empresa firmara parceria com a Galvani, da iniciativa privada, para a realização do empreendimento.
ReviravoltaÀ época, previa-se que a usina já estivesse operando no primeiro trimestre de 2012. Reviravoltas relacionadas ao licenciamento ambiental do projeto, contudo, atrasaram o cronograma existente e o documento, que possuía prazo de validade de quatro anos, expirou. O presidente da INB, entretanto, reafirmou ontem as mesmas intenções na concretização da usina e declarou, após conversar com o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Roberto Smith, que pretende assinar um novo protocolo, revisado, ainda este ano. "Não vejo nenhum problema nisso [no vencimento do protocolo]. Valia quatro anos e acabou. Nós simplesmente vamos nos reunir com o Estado, as posições relativas do consórcio pra Santa Quitéria, tanto da INB quanto Galvani com o Governo do Estado são as mesmas. Então, simplesmente, é renovar isso. Foi uma falha deixar o prazo ser vencido. Paciência. Vou puxar a orelha dos meus e espero que puxem as orelhas dos seus", declarou Tranjan.
Documentação ambientalO presidente da INB informou que, em fevereiro próximo, entregará toda a documentação exigida para o licenciamento ambiental ao Ibama e o licenciamento nuclear à Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), concluindo um processo que já dura cerca de três anos.
"A dificuldade técnica que o projeto tinha era a definição da rota tecnológica. Como é que você pega o minério, como abre, como tira os produtos que dele são oriundos. Levamos desde 2009 até agora fazendo o desenvolvimento dessa rota. São seis ou sete, a gente trabalha com várias possibilidades, e estamos fechando as rotas, isso significa que já estamos com condições de partir para o projeto detalhado". De acordo com ele, os documentos que serão entregues, que compõem o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da usina, foram feitos de acordo com o termo de referência para o projeto emitido pelo Ibama, que havia solicitado toda a sua reelaboração após a decisão de que assumiria o licenciamento do empreendimento, em detrimento da Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace). Tranjan disse, com isso, esperar que, até julho, a INB já conte com as licenças prévia e de instalação da Usina de Santa Quitéria, além da licença de construção pelo Cnen.
"Com isso, a gente tem a liberação dos financiamentos e do inicio da obra". As obras da usina estarão sob a responsabilidade da Galvani, que já possui financiamento aprovado no valor de R$ 560 milhões do Banco do Nordeste, que será entregue em duas parcelas.
Maior reserva do PaísCom cerca de 80 mil toneladas de reservas lavráveis de urânio, a mina de Itataia, a 282 quilômetros de Fortaleza, é a maior do Brasil em volume do minério, e a sexta maior do mundo. Desde a década de 1970 pretende-se explorar comercialmente a jazida. O protocolo de intenções que novamente será assinado entre o Estado e a INB apontará os compromissos de cada uma das partes envolvidas na concretização do empreendimento. Ao Estado, está a responsabilidade de prover a infraestrutura para a usina, como oferta de água, energia, meios de acesso e escoamento de produtos. Em relação à água, o governo já tem o compromisso firmado de construção de uma adutora em Santa Quitéria, que já possui recursos garantidos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Há possibilidade de se firmar a pretensão de realizar uma extensão da ferrovia Nova Transnordestina para o escoamento dos produtos da usina, assim como no recebimento de insumos.

SÉRGIO DE SOUSAREPÓRTER (DN)

Quiteriense morre em acidente no interior do Maranhão

Um caminhão Mercedes Bens,  de cor azul, modelo 1620, placas  NUM – 1197, inscrição de Santa Quitéria - CE, de propriedade do Sr. José Airton Vieira Mesquita,  transportando madeira, tombou na BR-226, próximo ao povoado Pedra Branca, a cinco quilômetros de Presidente Dutra, interior do Maranhão, por volta das 16:45hs da tarde desta quinta-feira, 29 de novembro.
Segundo informações de populares e da própria polícia que esteve no local não se sabe ainda os reais motivos que provocaram o acidente. O motorista, Ivo Santa de Sousa, 45 anos, que residia no bairro Piracicaba, em Santa Quitéria morreu no local e para retirá-lo das ferragens foi preciso do auxílio de uma pá carregadeira para suspender a cabina do caminhão.
Ivo era filho do Sr. Francisco Santana e dirigia para o Depósito Vitória de propriedade do Sr. José Aírton.
O sepultamento deve acontecer nesta sexta-feira, em Santa Quitéria.











16 pessoas são assaltadas na estrada que dá acesso à Lisieux

Na manhã desta sexta-feira(30), já por volta das 05h30min, um veículo que se deslocava da sede do distrito de Lisieux em Santa Quitéria transportando aproximadamente 16 pessoas para trabalharem na Empresa Grendene na cidade de Sobral, foi bloqueado por dois elementos a altura da entrada da Fazenda Ubá, na CE - 465 na ligação da sede do distrito a  estrada de Sobral e levaram todos os pertences dos ocupantes do veículo.
Segundo informações de populares, os dois bandidos armados de revólveres e que  colocaram os pedaços de madeira na estrada  forçando a parada do carro, eram elementos nervosos e sem piedade que chegaram a atirar para amedrontar os passageiros, onde no meio destes existiam mulheres grávidas e por pouco não aconteceu o pior.
A população de Lisieux pede socorro as autoridades competentes, pois colocaram policiamento pouco tempo no distrito como se fosse uma espécie de enganação aos moradores.    
A polícia foi acionada, mais até o fechamento desta matéria os moradores nos informaram que a viatura ainda não tinha comparecido ao loca do sinistro.(SQN)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cachorro e raposa doida mordem pessoas na região de Lisieux - Santa Quitéria

No final da atual administração de Santa Quitéria a coisa está de mal a pior, tomamos conhecimento que nos últimos 15 dias, duas pessoas residentes na região de Lisieux zona rural do município, mas precisamente nas proximidades da localidade de Ubá, foram mordidas por animais infectados com o vírus da raiva. Uma pessoa foi mordida por um cachorro doido e a outra por uma raposa que também estava doida.
Segundo informações de um dos agentes de endemias  do município que preferiu não se identificar, disse que após os ocorridos, os populares foram levados ao posto de Lisieux e não tinha vacina, foi procurado um outro posto de saúde na sede do município, que também estava sem as vacinas que poderiam dá a saúde de volta as pessoas infectadas pelo vírus da raiva transmitidas pelos animais. A única solução foi levá-los para um posto de saúde na cidade de Sobral, à aproximadamente 90 km de distância para começassem o tratamento. O agente nos repassou também, que os recursos para o começo da vacinação anti-rábica chegou em março em Santa Quitéria, e que devido a falta de compromisso e do apoio do Poder Público(combustível e veículos), a campanha de vacinação deste ainda não ultrapassou os 51%. 
Vale lembrar que aproximadamente 50% dos animais de Santa Quitéria, ainda continuam sem a vacinação contra a raiva.
A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.
Os animais silvestres são reservatórios primários para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.(SQN)

Ipú: Prefeito afastado Sávio Pontes toma posse e clima fica tenso na cidade

Tomou posse na Câmara Municipal de Ipu nessa manhã desta quarta-feira (28/11), o prefeito afastado em setembro, Henrique Sávio Pontes Pereira Pontes.
A posse aconteceu sob protestos de manisfestantes que estiveram presentes em frente à Câmara Municipal de Ipu, com cartazes, ovos e gritos a todo momento contra a decisão do Tribunal de Justiça que segundo o Juiz de direito jugou unânime pelo retorno imediato do prefeito Sávio Pontes, afastado do cargo por um mandato de segurança impetrado pelo vice prefeito Dr. Luiz de Gonzaga que deixa o comando da prefeitura pela segunda vez somente nesse ano.
A posse aconteceu na Câmara Municipal de Ipu e contou com as presenças da presidente da  Câmara Municipal a vereadora Carmem Pinto, dos vereadores Ivo Sousa, Manoel Palácios e Efigênia Mororó e devida a falta de core o juiz de direito da comarca de Ipu, Dr. Lúcio Alves Cavalcante foi convidado a fazer parte da mesa e dar posse ao prefeito reintegrado ao cargo.
Enquanto a posse acontecia no lado de dentro da Câmara uma multidão se aglomerou no lado de fora e começou a protestar contra a decisão da Corte Especial do Tribunal de Justiça que mandou reintegrar o chefe do executivo. Bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e tiro de balas de borracha foram usado pelos policiais para dispensar a multidão.
Duas pessoas acabaram presas durante o tumulto e foram levadas para delegacia. O alvo dos manifestantes era o prefeito, porém muitas vaias, xingamentos e banhos de ovos, acabaram sobrando para autoridades policiais e funcionários da Câmara Municipal de Ipu. 
Os três poderes sitiados
Autoridades que ficaram sitiadas: Dr. Lúcio Alves Cavalcante (Juiz de direito); Henrique Sávio Pereira Pontes (Prefeito Municipal); Dr. Francisco Miguel de Sales Filho (Delegado de Polícia Civil), Major Paulo de Tarso Marques Paiva (Cmt da 2ª Cia - 3ª BPM), Cel. Gilvandro Oliveira (Cmt 3º BPM Sobral e Região Norte) Tenente José David Castelo (Cmt COTAR) e Major Lindonjhones (Sub Cmt 3º BPM)
Durante a confusão que se formou na posse do prefeito os três poderes constituídos do município de Ipu, acabaram ficando sitiados dentro da Câmara Municipal, sem poder sair em segurança. Ovos, pedras e vaias foram usados pelos manifestantes para protestar a volta do prefeito Sávio Pontes ao poder.
O juiz de Ipu, repudiou a manifestação e a classificou de "Atentado aos direitos fundamentais" aos poderes Judiciário (representando uma decisão federal), o executivo e o legislativo. Segundo ele os responsáreis pelas ações identificados serão punidos pela lei.
Clima tenso
Em dos momentos mais tenso foi a saída do prefeito recém empossado que deixou a Câmara Municipal pela porta dos fundos. Ao sair uma grande quantidade de manifestantes correram em direção do veículo onde estava o prefeito.
Nessa hora policiais do Comando Tático Rural (COTAR) chamado para reforçar o policiamento, começou a atirar balas de borrachas em direção aos manisfestantes que reinvidaram jogando pedras nos policiais.  Quatro pessoas ficaram feridas, três civis foram baleados nas pernas e um policial foi atingido com uma pedrada na canela.
Para terminar de dispensar a multidão o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), chamado para reforçar a segurança dos três poderes,  começou a fazer rajadas de ventos sob os manisfestantes que aos poucos foram saindo do local.



(Ipú Notícias)

Quiteriense é preso em Monsenhor Tabosa

A prisão foi realizada nesta terça (27.11), por volta das 15h00m, na localidade de Lagoa Seca, zona rural de Monsenhor Tabosa. Foi preso o elemento de nome Joabe Mendes de Sousa, 19 anos, natural de Santa Quitéria, residente no local da prisão.
A Polícia Militar de Monsenhor Tabosa recebeu denúncias dando conta de que o suspeito, juntamente com um irmão identificado como Jairo estariam naquela região, planejando assaltos. A PM foi ao local, os dois correram, mas foram perseguidos pelos policiais e Joabe foi alcançado e detido. Ele confessou aos militares que seu irmão que conseguiu fugir, estava armado de revólver e que os 2 realizaram dois assaltos, sendo um na localidade de Chique-chique, Monsenhor Tabosa, no dia 02 de outubro, quando fizeram uma família refém. Confessou ainda um assalto praticado no dia 12 outubro passado,na localidade de Jacinto, também pertencente a Monsenhor Tabosa, onde tomaram uma moto de assalto.
Joabe também confessou que era dono de uma espingarda cartucheira, calibre 28, que estava escondida no quintal da residência da avó. A polícia foi com ele até o local indicado, onde realmente localizou e apreendeu a arma. Acusado e arma foram conduzidos à Delegacia de Tamboril, onde o mesmo foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e foi processado pelos assaltos que confessou. Joabe agora está na cadeia, à disposição da Justiça.(Roberto Lira)

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Motoqueiro morre ao se chocar na traseira de um caminhão em Saco do Belém - Santa Quitéria


No último sábado, dia 24 de novembro, às 23:30hs, aconteceu no distrito de Saco do Belém - Santa Quitéria, um acidente envolvendo uma motocicleta Honda Titan, de cor cinzas, placas NRB - 8951 inscrição de Santa Quitéria e um caminhão, que causou a morte de uma pessoa.
Keiciane Castro Oliveira, 19 anos, residente na mesma localidade, faleceu ainda no local, depois de se chocar violentamente contra a traseira de um caminhão F-4000 que estava estacionado na entrada do distrito. Com o choque, o rapaz sofreu um corte grande no pescoço.
O corpo ficou no local até às 5hs da manhã de domingo, quando foi trasladado para o IML de Quixeramobim. 
Normalmente, a Polícia Forense de Canindé é quem deveria fazer esta função nesta região, mas, de acordo com informações, faltou perito para examinar o corpo.

Definidas as equipes de transição de gestão em Santa Quitéria

Foram definidas nesta segunda-feira as equipes quer farão a transição das administrações do atual prefeito Chagas Mesquita para o eleito Fabiano Lobo.
De acordo com informações da Prefeitura Chagas Mesquita escolheu sete pessoas que lhe representarão, tecnicamente, na transferência de informações quanto a situação dos diversos setores do executivo municipal. São elas: Arnóbio Parente(coordenador da transição), Francisco Alisson Moreira Sousa, Francisco Ferreira do Nascimento, João Bosco Bastos, João Paulo Júnior, Régea Tavares e Regina Helena Magalhães.
Quanto à equipe de Fabiano, teve duas alterações com relação à primeira lista divulgada, além de Cláudio André de Paula Amaral, Douglas Lira, Eliandro Mesquita e Francisco Jailson Silva Rodrigues que já estavam escalados, entraram mais dois novos componentes, José Mesquita Sales e Francisco Dionísio Neto que substituirão à Augaci Protásio que é atual vereador e Lino Paiva, vereador eleito.
Segundo informação do coordenador da transição, Arnóbio Parente, os dois vereadores foram substituídos a pedido de Chagas por entender que são legisladores e não técnicos na área.
Os trabalhos começarão dia 3 de dezembro e tem previsão de encerramento, mais ou menos, dia 20 do mesmo mês.  

Santa Quitéria: Contratados são reintegrados à Prefeitura

Uma liminar do juiz de direito da Comarca de Santa Quitéria, Dr. José Valdeci Braga de Sousa, atendendo ao pedido feito por intermédio de uma Ação Popular impetrada naquele juízo por diversos cidadãos quiterienses, determinou que todos os servidores com vínculo contratual temporário junto à Prefeitura Municipal fossem reintegrados imediatamente e juntamente com o retorno dos temporários que deverão receber também o pagamento das vantagens excluídas em razão da rescisão dos contratos.
A prefeitura tem um prazo improrrogável de 5 dias para cumprir a decisão, sob pena de crime de desobediência.
A decisão do magistrado é datada do dia 20 de novembro e segundo informações a prefeitura já foi intimada.
O número do processo é 5806-62.2012.8.06.0160 e tem entre outros requerentes Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa, Francisco das Chagas Araújo de Paiva e Raimundo Nonato Braga Muniz.
Sendo tal pedido postulado pelo advogado Luiz Carlos Ribeiro de Morais em nome de cerca de 50 pessoas, cidadãos prejudicados, direta e indiretamente com atos ilegais proferidos pelo prefeito atual Chagas Mesquita.
De acordo com a decisão judicial, está suspenso o decreto municipal nº 001.16.10/2012, com exceção da exoneração dos cargos em comissão e também está suspenso o Decreto Municipal nº 002.16.10/2012 em sua totalidade. (SQN)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Briga pelo controle do STTR de Santa Quitéria teve mais capítulo neste final de semana


Após dois dias da posse de Ângela Cassimiro como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Quitéria (STTR) mais uma capítulo da polêmica situação ocorreu na manhã deste domingo, 25 de novembro de 2012.
Segundo um Boletim de Ocorrência(fotos) feito pela recém-empossada Ângela Cassimiro, na Delegacia de Polícia Civil local, Raimundo Elias, ex-presidente do STTR, "foi até à sede com um chaveiro e outras pessoas, trocou os cadeados e de lá, levou seis pastas com documentos no que a notificante acredita que seja documentos pertencentes à tesouraria. No B.O. consta ainda, a denúncia de "que diversos cheques foram compensados, conforme extrato bancário e que saques foram realizados nos dias 22/11 e 23/11 de 2012, dias estes em que a notificante já era legítima presidente do sindicato".
De acordo com outras informações. Raimundo Elias, após deixar a sede do STTR, deixou um nota(foto) afixada na parede com os seguintes comunicados:
"I Ficam suspensas as atividades desta entidade até que a ordem seja reestabelecida.
II Aproveitando o ensejo a presidência comunica que após o período de reestabelecimento da, a entidade voltará as suas atividades normais."
Para a reportagem do SQV, Raimundo Elias reafirmou que "eles não têm ordem da Justiça para tomar posse do sindicato" e que as ações dos últimos dias é para "reestabelecer a ordem". 
Para os atuais diretores entrarem na sede nesta segunda-feira foi necessário chamar novamente o mesmo chaveiro lhe apresentando uma autorização judicial.
Como o SQV já havia divulgado em matéria anteriores, este é apenas mais um capítulo da tão complicada eleição do STTR. 

 



Santa Quitéria: criança de dois meses morre após tomar vacina



Uma criança de apenas dois meses de vida faleceu na última sexta-feira, 23 de novembro, após os pais levá-la de volta para casa, na localidade de Riacho Novo, no município de Santa Quitéria.
Brena Maria Felipe da Silva que era filha de Manuel Eriosvaldo Lino da Silva e de Maria Lino Felipe, havia tomado vacina no Centro de Saúde Dr. Otávio Lobo e ao chegar em casa passou mal e veia a óbito.
O corpo da criança foi levado para necropsia no IML de Canindé que expediu apenas uma declaração confirmando a morte da menina. O motivo do falecimento ainda não foi informado, pois, aguarda-se o laudo da Polícia Forense para saber o que provou a morte da menina Brena

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Everlardo Bié é reeleito presidente do SINDPROSQ


O professor Antônio Evelardo Vieira Bié(foto) que encabeçava a Chapa 1 foi reeleito presidente do Sindicato dos Professores de Santa Quitéria (SINDPROSQ) na tarde desta sexta-feira, 23 de novembro de 2012.
A Chapa 1 obteve 237 votos contra 142 votos da Chapa 2 que tinha como candidata a presidente a, também professora, Irandir Gomes de Paiva. Duas pessoas votaram em branco e uma anulou seu voto, num total de 382 votantes em 11 urnas espalhadas em todo município.
A eleição teve um pitada de política partidária, pois, ambas as chapás tinham ligações com candidatos da últimas eleição para prefeito.
Evelardo presidirá o SINDPROSQ por mais 3 anos.

Ângela Cassimiro toma posse no STTR de Santa Quitéria





A Chapa 2 encabeçada por Ângela Cassimiro que concorreu às eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Quitéria (STTR), em novembro de 2010, assumiu a direção do órgão na manhã desta sexta-feira, 23 de novembro, na sede do STTR.
Ângela se justifica a posse baseada na falta de mandato do sindicato desde abril deste quando foi derrubada uma liminar que concedia a manutenção do seu opositor Raimundo Elias no cargo de presidente. Além disso, os novos diretores têm uma ata de posse em mãos concedida pela Comissão Eleitoral e registrada ontem,  em cartório e aberta conta bancária fundamentada na referida ata. Todo esse procedimentos faz que eles entendam que seja suficiente para se apossarem do STTR.
Representantes de entidades do setor agrícola e um bom número de associados prestigiaram o evento. A palavra mais usada nos discursos foi “desenvolvimento” e “união”.
Foi informado ainda, que o ex-comandantes da entidade sindical foram notificados no sentido de entregar os bens móveis e imóveis, alem da tesouraria aos novos diretores, o que até às 10 horas da manhã de hoje, ainda não havia acontecido.
Por outro lado a equipe do SQV também entrou em contato com Raimundo Elias. O xe-presidente disse que está “tomando as providências cabíveis” e o que aconteceu foi “uma invasão”. Raimundo Elias explica ainda, que "a Comissão Eleitoral não pode passar po cima da Justiça".
Então, pelo que relatamos, devemos ter novos capítulos nos próximos dias.
Veja os principais componentes da nova diretoria:
presidente: Ângela Cassimiro; vice: José Pinha; secretário geral: Antônio Domingos; tesoureiro: Valderi Nascimento; secretária de políticas sociais: Elizângela Mesquita e presidente do conselho fiscal: Valdemar Braga.

 






quinta-feira, 22 de novembro de 2012

STTR de Santa Quitéria: mais um capítulo da disputa judicial


Mais um "round" na disputa pela direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Quitéria teve início na noite desta quarta-feira quando aconteceu outra audiência no Tribunal Regional do Trabalho de Crateús(TRT).
Faltaram três pessoas que foram citadas no referido processo e por este motivo o TRT marcou uma novo encontro para o dia 30 de janeiro de 2013 quando deverá sair um veredito.
Na audiência desta quarta foram debatidos alguns pontos do processo, entre eles, o fato de o STTR quiteriense está sem um mandato deste de que foi derrubada uma liminar em agosto do ano passado. Tendo como base está tese e tendo em mãos uma ata de posse da Comissão Eleitoral, a defesa da chapa encabeçada por Ângela Cassimiro dada como vencedora nas eleições de novembro de 2010, entendeu que ele deve tomar posse imediatamente no sindicato.
Na manhã desta quinta-feira, Ângela e seus advogados estavam fazendo os devidos procedimentos (registro da ata de posse no cartório e outros) e posteriormente deverá se deslocar até à sede do STTR comunicar ao atual comandante do órgão sindical, Raimundo Elias, que irá se tomar posse.
Agora, é aguardar as senas dos próximos capítulos.
Entenda
Em novembro de 2010 quando houve a eleição para a nova diretoria do STTR, a chapa 1 entrou com uma ação na Justiça pedindo a inclusão dos "votos em separados" na contagem dos votos. Desde então, tem sido travada uma luta na jurídica.

Polícia prende em flagrante um assaltante e dois que iriam realizar um assalto



Filho e Fco. de Assis Teixeira Rodrigues

No dia 19 de novembro, um mototaxista foi assaltado após realizar uma corrida até a zona rural da localidade de Paraíso, na parte da zona rural pertencente ainda a Santa Quitéria, onde foram subtraídos uma motocicleta Bros vermelha, dinheiro e documentos da vítima. Após o fato, a Polícia Militar começou a realizar diligências no sentido de capturar os criminosos em flagrante, enquanto a Polícia Civil realizava as investigações.
No dia seguinte, populares informaram que os suspeitos haviam sido avistados no bairro Pereiros circulando com a referida motocicleta, e que ambos se encontravam no açude de Santa Quitéria. Imediatamente, agentes do Ronda do Quarteirão, da Polícia Civil,  do policiamento ostensivo (POG) e do Procidadania  se dirigiram ao local e se depararam com dois indivíduos montados na referida moto, instantes em que ambos jogaram a arma no matagal, desceram da moto e desceram para o açude.
Em seguida, realizou-se um cerco, no qual foram presos em flagrante  Francisco Ribeiro Pinto Filho, vulgo "Filho”,  18 anos, morador do bairro Pereiros, que já havia sido preso por um "arrastão" realizado na zona rural de Santa Quitéria, e mais dois suspeitos que se disseram menores de idade, ambos provenientes de Fortaleza, cujos nomes e imagens não podem ser divulgados por força do Estatuto da Criança e do Adolescente. Todos confessaram o crime no local, bem como indicaram o local onde estava escondido o revólver calibre 38.
De acordo com o delegado Kim Barreto, que preside o Inquérito Policial, "durante o interrogatório, "Filho" também confessou que os menores pediram sua arma e a moto roubada emprestada para realizar uma "parada", desse modo, o que seria um assalto foi evitado graças à informação da população e da ação rápida e em conjunto das polícias.
O quarto elemento,   Francisco de Assis Teixeira Rodrigues, vulgo PIRIM, maior de idade e também morador do bairro Pereiros, conseguiu escapar ao cerco e se encontra foragido, enquanto os outros três se encontram à disposição da justiça.
Com informações do delegado Kim Barreto

Governo do Estado decreta situação de emergência em Santa Quitéria e outros municípios

 

http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/files/2012/11/cidgoll1.jpg
O governador Cid Gomes assinou na última terça-feira (20) decreto em que declara situação de emergência em 174 municípios cearenses afetados pela estiagem. Segundo o documento, apenas 10 cidades, entre elas Fortaleza, não estão sofrendo em plenitude os efeitos da seca. De acordo com Decreto nº 31053, a declaração tem como objetivo combater e minimizar os efeitos da estiagem que tem ocasionado perdas de pastagens e lavouras no Ceará. Cid assinou os termos com base em relatório técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Segundo o documento, está garantida a mobilização do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil no âmbito do Estado, para prestar apoio aos municípios em situação de emergência com articulação em todas as Setoriais do Governo Estadual e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O decreto tem prazo de vigência de 90 dias a contar da data de publicação no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por até, no máximo, 180 dias.
Situação 'dramática'
Em reunião com prefeitos eleitos e reeleitos na tarde da última terça-feira, o governador Cid Gomes definiu como "dramática" a situação financeira de muitos municípios do Estado. "Como a atividade econômica no Brasil não anda tão aquecida como foi há cinco, seis anos, isso está impactando obviamente a receita do Imposto de Renda e do IPI", disse Cid Gomes. Segundo o governador, com a economia nacional menos aquecida, o repasse do Governo Federal para o Estado e Municípios sofreu redução. No entanto, Cid fez durante o encontro várias promessas aos futuros governantes municipais, entre elas, a construção de Escolas Profissionalizantes em todos os municípios com mais de 25 mil habitantes.

Confira a lista de cidades atingidas pelos efeitos da Estiagem: 
Abaiara, Acarape, Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Alcântaras, Altaneira, Alto Santo, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aracati, Aracoiaba, Ararendá, Araripe, Aratuba, Arneiroz, Assaré, Aurora, Baixio, Banabuiú, Barreira, Barro, Barroquinha, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Canindé, Capistrano, Caridade, Cariré, Caririaçu, Cariús, Carnaubal, Cascavel, Catarina, Catunda, Caucaia, Cedro, Chaval, Choró, Chorozinho, Coreaú, Crateús, Crato, Croatá, Cruz, Dep. Irapuan Pinheiro, Ererê, Farias Brito, Forquilha, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Granjeiro, Groaíras, Guaiuba, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibaretama, Ibiapina, Ibicuitinga, Icapuí, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Itarema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Jijoca de Jericoacoara, Jucás, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Mauriti, Meruoca, Milagres, Milhã, Miraíma, Missão Velha, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Mulungu, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Pacajus, Pacoti, Pacujá, Palhano, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Pereiro, Pindoretama, Poranga, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, Potengi, Potiretama, Quiterianópolis, Quixadá, Quixelô, Quixeramobim, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Saboeiro, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu, Senador Pompeu, Senador Sá, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca, Tianguá, Trairi, Tururu, Ubajara, Umari, Umirim, Uruoca, Varjota, Várzea Alegre, Viçosa do Ceará.
Diário do Nordeste

Motorista de empresário morre na CE que liga Santa Quitéria à Canindé

Na noite desta quarta-feira(21), na localidade de Salitre, nas proximidades do Chico Leite, na Ce que liga Santa Quitéria a Canindé, já por volta das 22h, o motorista do empresário do ramo de cerveja e refrigerantes  Maurício Pinto, morreu quando vinha de Fortaleza no veículo Ranger de placas NUU -1135 para o interior do estado.
Segundo informações do empresário, eles vinham de Fortaleza, quando ele percebeu que o motorista desgovernou o carro e iria entrar de frente com uma carreta, falou rapidamente com Jaíron Alves Mendes  e ele puxou o carro, foi quando desceu um aterro e andou aproximadamente uns 150m sem virar o carro. ''...Quando o veículo parou olhei pra ele e vi que estava desacordado, foi quando chegou algumas pessoas e verificaram que ele estava morto. Só queria sair daqui quando soubesse a situação do meu companheiro de muitos anos de estrada''. Afirmou Maurício Pinto. 
Nossa reportagem passava no momento do acidente e registrou o ocorrido, onde constatamos que o motorista estava com a língua e o rosto roxo, como tivesse dado um infarto.  Jairon não usava o cinto de segurança no momento do ocorrido

Fonte:SQN

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Santa Quitéria terá internet de 16 mega, diz Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou no Diário Oficial da União o regulamento para universalização do acesso à telefonia fixa e internet. De acordo com as regras descritas na Resolução n° 598 do Conselho Diretor da Anatel, as concessionárias de serviços de comunicação devem cumprir prazos e metas de instalação de infraestrutura de rede para conexão à internet e na instalação de telefones públicos (orelhões). 
A Anatel estabelece, por meio da resolução, a capacidade mínima de transmissão para conexão à internet (backhaul) de acordo com o tamanho dos municípios. Em municípios com até 20 mil habitantes , a capacidade deverá ser de, pelo menos, 8 Mbps. Nas cidades com até 40 mil habitantes,é o caso de Santa Quitéria, o mínimo terá de ser 16 Mbps. Nas que têm até 60 mil moradores, 32 Mbps. Os municípios com população superior a 60 mil deverão dispor de capacidade mínima de 64 Mbps. A resolução prevê a montagem de telefones públicos em comunidades rurais, aldeias indígenas e comunidades quilombolas. Determina também a implantação de orelhões adaptados para pessoas com deficiência auditiva, de locomoção ou de fala. A instalação de aparelhos especiais requer solicitação do cidadão ou de representantes, que podem ser parentes ou associações legalmente constituídas. 
O atendimento a esses pedidos deve ser feito em um prazo máximo de sete dias. Para que a Anatel possa acompanhar o cumprimento das metas, as concessionárias terão de apresentar, semestralmente, o planejamento para as localidades a serem atendidas.(SantaQuitériaDestaque)

Minha Casa Minha Vida: Santa Quitéria poderá receber 150 unidades habitacionais

O Ministério das Cidades publicou na última sexta-feira (9/11), no Diário Oficial da União a Instrução Normativa nº 45, que determina a diminuição na contrapartida do beneficiário do Programa Minha Casa, Minha Vida Entidades com renda mensal de até R$ 1,6 mil. A contrapartida mínima passou de 10% para 5% da renda mensal, e a prestação mínima caiu de R$ 50 para R$ 25. 
Os municípios com até 20 mil habitantes, por exemplo, poderão ter 100 unidades habitacionais por empreendimentos. Antes, o número máximo era de 50 unidades. Para aqueles que possuem de 20 mil a 50 mil habitantes,é o caso de Santa Quitéria o número máximo de unidades habitacionais passou de 100 para 150. Já as cidades com mais de 50 mil habitantes, as capitais e as cidades componentes de regiões metropolitanas terão agora 200 unidades habitacionais por empreendimento. 
Até 2014, a meta do Minha Casa, Minha Vida Entidades é contratar 60 mil unidades. Para este ano, os recursos são de aproximadamente R$ 820 milhões, provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), com objetivo de contratar 21 mil unidades. As operações do programa utilizarão recursos do OGU, por meio do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). O subsídio do governo será concedido ao longo de 120 meses para as famílias beneficiárias. As entidades habilitadas podem encaminhar seus projetos às Gerencias de Desenvolvimento Urbanos, das Superintendências Regionais da Caixa Econômica Federal. (Ministério das Cidades/SQD)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Bandidos fazem de refém família de gerente do BB de Nova Russas (ATUALIZADO)

A Polícia Militar realiza buscas para tentar localizar a família de um gerente de banco sequestrada na noite de segunda-feira (19), na cidade de Nova Russas, a 316 km de Fortaleza. Segundo o subtenente da 3ª Cia do 7º Batalhão, Ivan Venturino, os suspeitos tentaram assaltar o banco na manhã desta terça-feira (20), mas a ação foi frustrada. O grupo também chegou a fazer reféns dentro do banco.

foto - Themóteo Alves
De acordo com o subtenente, funcionários da agência desconfiaram quando viram o gerente chegar acompanhado de dois homens e acionaram a polícia. Inicialmente, um dos suspeitos fez o gerente e outros funcionários reféns, mas a polícia conseguiu liberar todos.
“Como ainda não visualizamos [o suspeito], revistamos todos e vamos ouvir. Para não deixar nada passar”, disse o subtenente que, às 9h, ainda revistava as dependências do banco em busca dos assaltantes. “Acreditamos que ele pode estar escondido no gesso [teto], pois a agência está toda cercada desde cedo”, conta.

foto - Themóteo Alves
O gerente da agência, conforme Venturine, afirmou que a esposa e a babá dos filhos foram levadas por volta das 21h de dentro de casa. Desde então, os dois suspeitos permaneceram ao lado do gerente até poderem ir ao banco retirar dinheiro. A PM continua as buscas para tentar resgatar os reféns e localizar todos os envolvidos.(G1)

foto - Themóteo Alves
ATUALIZAÇÃO:
Tensão e medo tomaram de conta das ruas de Nova Russas na manhã desta terça feira (20) após uma tentativa de assalto a Agencia do Banco do Brasil. Segundo informações do Tenente Ivan, desde as 21Hs de ontem os familiares do gerente estava em poder dos assaltantes como reféns e já nas primeiras horas do dia o mesmos começaram a agir com a tentativa de praticar o assalto. O tenente Ivan não sobe informar ao certo quantos eram os bandidos e somente poderia falar de um que estava dentro da agencia e que havia fugido pelos fundos em levar nada em dinheiro e nem vítimas.
Para o ele, a operação da policia foi uma operação vitoriosa, pois mesmo com a fuga dos criminosos ninguém foi ferido e os reféns já estavam todos liberados e com segurança. Cabe agora a policia civil realizar uma inspeção para avaliar as pistas e procurar capturar e prender os criminosos.
O foragido saiu pelos fundos da agencia munido de um revolver calibre 38, assaltou uma moto de um motoqueiro que estava passando e fugiu em rumo ignorado. 

 
(Gazeta Regional nr.net)