quinta-feira, 29 de março de 2012

Carro é tomado de assalto em Santa Quitéria


Mais um assalto foi registrado em Santa Quitéria no começo da madrugada desta quinta-feira, por volta de 1 hora, a dois quilômetros da sede, na CE - 176, que da acesso à cidade de Catunda.
Dois elementos armados de revólveres, encapuzados, abordaram o comerciante Francisco Mesquita Martins, conhecido como Mariano dos Frangos), mandaram-no descer do Gol prata, ano 2006, placas HXO - 7741 - Santa Quitéria e levaram o veículo.
Há informações de que o carro foi visto saindo pelo bairro dos Pereiros.
O proprietário registrou o caso na Delegacia de Polícia local.
A polícia ainda não identificou e nem prendeu os assaltantes.

Policiais do COTAM fazem saturação em Santa Quitéria.

Uma equipe do COTAM (Comando Tático Motorizado) da polícia militar do Ceará esteve fazendo incursões pelo município de Santa Quitéria ontem (28/03), com o objetivo de inibir ações criminosas na região.
A equipe do COTAM utilizava duas viaturas, portando armamentos pesados, como fuzis, próprios para o enfrentamento de quaisquer situações envolvendo, principalmente assaltantes de bancos.
Para a população de Santa Quitéria, a presença dos policiais é o resultado da mobilização realizada no ultimo dia 17 de março, deixando aquela sensação de uma maior segurança.
O trabalho é de saturação e está sendo realizado em toda a região, inclusive com blitz nas principais CEs do estado.(Santa Quitéria Destaque)

Julgamento do STTR-SQ foi adiado

O julgamento do processo referente às eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Quitéria que estava marcado para às 9 horas desta quinta-feira, 29/03, foi adiado para a próxima segunda-feira, de acordo com o Tribunal Regional do Trabalho, em Fortaleza.
É mais um daqueles embates políticos duradouros, o que, em Santa Quitéria, tem sido constante.
RELEMBRANDO
Tudo começou após a última eleição do órgão em novembro de 2010 quando a chapa encabeçada por Raimundo Elias, se sentindo prejudicada no processo eleitoral, no qual saiu derrotado, entrou com ação na Justiça do Trabalho. Antes do dia 01 de janeiro de 2011, o juiz da Vara do Trabalho de Crateús, suspendeu a posse de Ângela Cassimiro e manteve Raimundo Elias na presidência do sindicato. 

quarta-feira, 28 de março de 2012

Mardo Parente vai deixar a Administração

Mardo Parente deverá entregar o cargo de secretario de administração nos próximos dias.
Segundo informações não oficiais, Mardo sairá para cuidar dos negócios da família. A poucos dias, sua irmã Armênia Parente, sofreu um grave acidente de automóvel com seu esposo Ernane Chaves e não estão em condições de atuação.
Com a saída de Mardo, o prefeito deverá ter dificuldades para encontrar um substituto, pois quando no fechamento do secretariado no início do ano, as opções para ocupar a função foram poucas.
Mardo Parente já passou por três secretarias da Prefeitura de Santa Quitéria. No gestão em exercício de Haroldo Martins, Mardo assumiu a Agricultura. Com a volta de Chagas Mesquita, o irmão do vereador Raimundo Parente comandou por pouco tempo a Saúde e, já neste ano foi escalado para a pasta da Administração e Finanças.

Loja de material de construção é roubada durante a noite no centro de Santa Quitéria

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMe-c3v86PlJxEkLFm3dCRowwv2QrkZ3qEWVyM9v2kJFKkey3VBgD4aeilvo3wQH7JaCLwVFesaGIy_00KDyxjsIBLnxRgK45-NbKPevDJ3vsQGqLSHDBRq7LA4R2hGfakEEzXaPOl55k/s400/Plant%C3%A3o+Policial.jpgMais um comércio foi vitima da insegurança que está assolando Santa Quitéria. Dessa vez, foi o depósito de construções Cimento e Cia, que fica localizada na Rua Maria de Lourdes, e é de propriedade do empresário Evandro Filho na noite desta segunda-feira (26). Segundo informações, foram levados vários objetos de loja, dentre eles oito rolos de arames farpados. Ainda não se sabe a quantia levada pelos ladrões.
Suspeita-se que a loja deva ter sido roubada na hora em que estava chovendo na cidade.
Tres elementos estão sendo acusados do  furto, dois maiores de idade, identificados como Leandro e Roberto e um menor, que estiveram na delegacia durante a manhã de ontem e deverão ser responsabilizados pelo crime.(AVSQ/Santa Quitéria de Verdade)

Quiterienses são mal-atendidos na Casa do Cidadão

Pessoas que estão indo à Casa do Cidadão Luis Loubet Lobo estão saindo mal atendidos. Um jovem que preferiu não se identificar foi pedir para uma funcionária do local fazer uma busca de documento retirado no Caminhão do Cidadão, que esteve recentemente no município, e a funcionária lhe respondeu que “fez perder tempo, pois só estão os que são retirados lá’. Depois, expulsou o jovem do local.
Na Casa do Cidadão, também funciona a Ouvidoria Municipal, onde você faz criticas, reclamações, mas o jovem preferiu não fazer a reclamação. Nossa equipe tentou um contato, mas não havendo retorno.(A Voz de Santa Quitéria)

Santa Quitéria já contabiliza 34.565 eleitores aptos a votarem nas eleições deste ano

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgc-cktQL1K1nZ56sULWsugWFlSr649jd5NeusMVHaUREdPW0iM62dKgA9IRwTIjCKcEzEB5ZYzVMWrnLhpBOHPckOB-8O4z3aF3uNmaL2cvPn9to_bGN7cugohiA_ClkIkPCfL8i1maPI2/s1600/ELEI%C3%87%C3%95ES+2012.jpgDe acordo com dados fornecidos pelo TRE - Tribunal Regional Eleitoral o município de Santa Quitéria conta até o momento com 34.565 eleitores aptos a votarem nas eleições deste ano. O número pode aumentar consideravelmente levando-se em conta que o prazo final para regularizar e tirar novos títulos termina no final de maio. Em todo o Estado do Ceará o número de eleitores aptos a votar já atinge a marca de 6.016.697.(AVSQ)

Baracos são alvos de reclamação da população de Santa Quitéria


Vários dias já se passaram e a pergunta da população que trafega na Avenida Cel. Manuel Alves no Centro de Santa Quitéria enfrente a Biblioteca Pública, é a seguinte: Por que não mandou tampar este buraco cheio de água que pode ocasionar a qualquer momento um acidente? De quem será a responsabilidade? Se vazamento de água é de responsabilidade da CAGÊCE, por que ninguém ainda cobrou? Ou será que já cobraram e a empresa ainda não se manifestou por que não quis?
A população continua cobrando. Na tarde desta terça-feira, um morador da Rua Manuel Rufino Magalhães no Bairro da Piracicaba, enviou para nossa equipe estas fotos abaixo, pedindo que cobrássemos da Secretaria de Obras do Município, providência para que a população que paga os seus impostos em dia, possa trafegar por ali sem riscos de acidentes.(SQN)

terça-feira, 27 de março de 2012

Julgamento do processo do STTR de Santa Quitéria está marcado para quinta


Depois de um ano e quatro meses rolando nas instâncias do Tribunal Regional do Trabalho, o processo que envolve o Sindicato do Trabalhadores Rurais de Santa Quitéria - STTR  poderá ser desenrolado ainda nesta semana. Isto porque, hoje, dia 27/03, o processo apareceu como apto para ser julgado na pauta do dia 29 de março, às 9 horas da manhã, quinta-feira.
Tudo começou após a última eleição do órgão em novembro de 2010 quando a chapa encabeçada por Raimundo Elias, se sentindo prejudicada no processo eleitoral, no qual saiu derrotado, entrou com ação na Justiça do Trabalho. Antes do dia 01 de janeiro de 2011, o juiz da Vara do Trabalho de Crateús, suspendeu a posse de Ângela Cassimiro e manteve Raimundo Elias na presidência do sindicato.
As partes interessadas aguardam com ansiedade e com com cansaço, um decisão da Justiça.

EXCLUSIVO: prefeito anuncia Ronda do Quarteirão para Santa Quitéria

O prefeito Chagas Mesquita, em entrevista à Rádio Cidade FM, hoje pela manhã, terça-feira, anunciou a aquisição de recursos para o asfaltamento da cidade e a vinda do Ronda do Quarteirão para o município.
Segundo Chagas, numa conversa do deputado Tin Gomes com o secretário de segurança Cel. Francisco Bezerra foi confirmada a implantação do Ronda que é um programa do Governo do Estado.
O prefeito explicou que o deputado Tin Gomes conversou com o governador Cid Gomes sobre os problemas da segurança no município quiteriense e posteriormente, o secretário da SSPDS Cel. Francisco Bezerra autorizou a implantação. " Nosso secretário de segurança pública do estado do Ceará autorizou a implantação do Ronda do Quarteirão em Santa Quitéria", disse Mesquita, informando que o governador também foi favorável ao aumento do efetivo policial e de uma nova viatura para a Polícia Civil.
O mandatário municipal anunciou ainda, a liberação de recursos para o asfaltamento da cidade. "O governador liberou R$ 800 mil para que agente possa fazer a recuperação de parte da malha asfáltica de Santa Quitéria. Então nós vamos colocar na parte principal que é Centro e correr atrás para fazer a licitação".
Hoje, à tarde, acontece uma reunião entre o secretário de segurança e a comissão de segurança do município liderada pelo presidente da CDL Marcelo Magalhães.

Vereador Braga diz que escola de Lisieux é um comitê

Na última Sessão Itinerante que aconteceu no distrito de Lisieux no município de Santa Quitéria, o vereador José Braga Barroso(Braguinha - PSB), denunciou na Tribuna da Casa, que a Escola de Ensino Médio Maria Neuza, naquele distrito é um Comitê 45. 
''...O Colégio Maria Neuza é um Comitê 45, e a D. Giovanda, fecha os olhos, ela fecha os olhos...''. O vereador se referindo a uma das pessoas que está à frente do Colégio disse: '' Ela já fez uma crítica ao evento que teve no Julia Catunda, disse que estava sendo distribuído adesivo, ela tem que ser imparcial, ela pode ter o seu partido, mas ela não pode trazer para dentro do Colégio, comitê, para partido A ou B, aquele colégio está prejudicado devido o que estão fazendo lá''. Afirmou o vereador.
O evento em que o vereador se referiu, foi a vinda dos atletas masters do Flamengo, que foi realizado na Escola Julia Catunda na sede do município com a presença dos pré-candidatos do PMDB e PSB(Fabiano Lobo e Braga).(SQN)

Foragido do arrastão se apresentação à polícia e é indiciado

No dia 22 de março, Jorlean de Abreu Feijão, vulgo Loirinho, de 19 anos, morador do bairro Boa Vida, apresentou-se ao delegado Kim Barreto.
Durante o interrogatório, Loirinho confessou o  roubo a várias vítimas ocorrido próximo à vila São Cosme, zona rural de Santa Quitéria,cometido juntamente com seus parceiros Adílson de Sousa Sampaio (preso), vulgo Dílson, de 26 anos, do bairro Flores, o menor de 17 anos (apreendido), do bairro Pereiros, cujo nome o Estatuto da Criança e do Adolescente veta a divulgação, e Antônio Clerton Araújo de Sousa, 19 anos, do bairro Pereiros (morto). No entanto, igualmente aos outros suspeitos, negou ter matado Clerton.
"Todos os fatos estão sendo analisados pela Polícia Civil. Os roubos cometido pelo grupo foram plenamente apurados e a prisão preventiva de Loirinho foi solicitada à justiça. Em relação à morte de um dos assaltantes, o resultado da perícia deverá acrescentar mais detalhes à investigação", salientou o delegado.

Com informações do delegado de Polícia Civil Kim Barreto

Cícero Muniz diz que contas de 2008 ainda não foram julgadas pelo TCM

O vereador Cícero Muniz na sessão de sexta-feira, da Câmara Municipal de Santa Quitéria que aconteceu de forma itinerante no distrito de Lisieux, levou e leu um documento esclarecendo a leitura do parecer do TCM que foi lido em uma sessão anterior, que falava da desaprovação das contas do exercício de 2008, na gestão de Tomás Figueiredo.
Segundo o vereador tucano, aquele era apenas um parecer preliminar e que não há nada contra a pessoa de Figueiredo no TCM, acrescentando que as referidas contas ainda não foram julgadas.
De acordo com o texto do documento, assinado por Fernando Antônio Diogo de Siqueira Cruz secretário Tribunal de Contas dos Municípios e que revisou a situação, mostra que as contas de 2008 ainda não foram julgadas: "Certifico que, a prestação de contas de gestão da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria pertencente ao exercício financeiro de 2008, processo 208SQ Santa Quitéria, de responsabilidade do senhor Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa, encontra-se na Procuradoria de Contas deste Tribunal para a emissão de parecer aditivo, razão pela qual o referido processo ainda não foi objeto de apreciação por esta Corte de Contas".
O vereador Raimundo Parente justificou, em a parte, que "naquele momento[da leitura do parecer na sessão] estava na internet, estava constando nos anais do Tribunal, o parecer do Ministério Público do Tribunal, do TCM, como o TCM tenha dado o seu parecer em desaprovação das contas do ex-prefeito", acrescentando que não era em definitivo.

Eunício discute do PMDB nas eleições em 2012 para Santa Quitéria


O senador Eunício Oliveira (PMDB) esteve reunido com representantes de vários partidos da capital e do interior do Estado para discutir projetos de desenvolvimento para os municípios que, no pleito de 2012, possam vir a ser administrados por prefeitos peemedebistas.
A reunião contou com a presença do vereador e presidente do PTC, Marcelo Mendes, além dos irmãos Domingos e Antônio Onofre, representantes do PMDB de Croatá. Quem também foi recebido pelo senador foi o presidente da Legenda em Santa Quitéria, Luciano Lobo e seu filho Fabiano Lobo.
A ocasião também viabilizou a visita de uma comissão formada por fonoaudiólogos para debater o Projeto de Lei da Câmara (PLC 119/2010) que dispõe sobre a jornada de trabalho do Fonoaudiólogo e altera a Lei nº 6.965. O parlamentar ainda recepcionou um grupo de empresários cearenses liderados pelo empresário Pio Rodrigues.(Ceará Agora)

segunda-feira, 26 de março de 2012

Duas vítimas de lesão corporal em Hidrolândia

O fato ocorreu neste sábado (24/03/12), por volta das 13:30 h, na sede do município de Hidrolândia. As vítimas foram Francisco Batista de Farias, 72 anos, motorista, natural de Ipu, residente no bairro Progresso, em Hidrolândia e Evangelista Morais, 62 anos, agricultor, natural de Santa Quitéria, morador também do bairro Progresso, naquela cidade. Segundo a Polícia Militar da cidade, o acusado foi Antonio Alves de Paiva, 24 anos, servente, natural de Pires Ferreira, residente no bairro onde moram as vítimas. Ele foi preso por agredir os 2 idosos a socos e pontapés e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Santa Quitéria, onde foi devidamente processado.(RobertoLiraNotícias)

domingo, 25 de março de 2012

Secretario de segurança receberá comissão de segurança de Santa Quitéria

O secretário de segurança do Estado, Cel. Francisco Berreza, vai receber nesta terça, 27/03, às 15:30 horas, em seu gabinete, a comissão de segurança que foi escolhida no último dia 22, em reunião realizada pela CDL, no Esporte Clube Quiteriense.
Dentre as revindicações que serão feitas ao secretário, estão a vinda o Ronda do Quarteirão, a volta da viatura da Polícia Civil, mais homens da PM e outras. Caso não seja atendida, em um prazo determinado, a população deverá se manifestar novamente com outras ações e dessa vez, um pouco mais fortes, cogitando-se até,o fechamento das principais vias de acesso da cidade de Santa Quitéria.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Programa segundo tempo volta a Santa Quitéria

Após a nova seleção dos professores e monitores do programa segundo tempo será reiniciado as atividades esportivas nos núcleos de Santa Quitéria. O município receberá nesse ano, três núcleos:
Ginásio Poliesportivo ,Estádio Municipal e Escola Dona Livramento Araújo (Distrito de Lisieux)
Programa Segundo Tempo
O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte. Isso de forma que promova o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. O projeto é desempenhado como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.
O Núcleo é caracterizado pela composição de um grupo de 100 crianças, adolescentes e jovens, que sob orientação de profissionais (um professor e um monitor, remunerados pela Secretaria do Esporte) desenvolvem atividades esportivas e complementares. São ofertadas três modalidade a cada aluno. Esse beneficiado deve ter faixa etária entre 7 e 17 anos de ambos os gêneros. É obrigatório ser estudante do ensino público, proveniente de famílias de baixa renda e que se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social.
Serão oferecidas 2 modalidades coletivas e 1 individual em cada núcleo, desenvolvidas 3 vezes na semana. Futebol, voleibol, handebol, basquete e futsal estão entre as modalidades coletivas. Enquanto as individuais são atletismo e xadrez.(Santa Quitéria Destaque)

quinta-feira, 22 de março de 2012

Rede elétrica preocupa moradores em Santa Quitéria

Moradores da antiga Rua João Pessoa no bairro Flores, nas proximidades da escola do bairro, voltam a reclamar com a falta da retirada de fiações elétrica sobre as residências. De acordo com uma moradora, o pedido teve inicio em 2008 e uma nova solicitação foi feita em 2010, na qual a Coelce teria se prontificado de efetuar a remoção de postes e fiação do local. A operadora de telefonia fixa OI, atendendo ao pedido dos moradores iniciou a retirada das linhas, fixando postes afastados das residências.
A população aguarda uma resposta positiva da companhia fornecedora de eletricidade, para que se resolva logo o problema. ”Afinal, quatro anos de espera é inadmissível”, completou a moradora.(Santa Quitéria Destaque)