quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RECEBIMENTO DE MÁQUINA DE BATER MAMONA


A Secretaria de Agricultura recebeu no dia 22/08/11 uma máquina de bater mamona (trilhadeira), esta máquina é um dos equipamentos do Projeto de Mini-Fábrica de Compostagem que será implantado no município de Santa Quitéria, o provável local para sua alocação será na Vila Riacho das Pedras, que será visitada nos próximos dias por alguns técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário- SDA.
A entrega dessas minifábricas de compostagem se dá através de parceria entreo Governo do Estado do Ceará, através do Projeto Biodiesel com a Prefeitura de Santa Quitéria coordenado pelas Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente.
A finalidade deste Projeto é dentre outras, usar os o produto das podas de árvores para a fabricação de adubo orgânico, levando para a zona rural uma fonte de renda com ocupação de mão de obra e utilização do fertilizante fabricado nas plantações de mamona para proporcionar um aumento de produção por área plantada. (Agricultura Santa Quitéria) 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Moto é tomada de assalto entre Macaraú e Malhada Grande










Foto: ilustrativa
Um jovem residente em Macaraú foi vítima de assalto na noite deste sábado (27). O fato aconteceu numa estrada carroçável que liga Macaraú à Malhada Grande (ambos distritos de Santa Quitéria) nas proximidades de uma localidade conhecida como Lagoa Seca. A ação aconteceu por volta de 21h, o jovem de iniciais A.B.G. seguia em sua moto para participar de um leilão nos festejos daquele distrito quando foi surpreendido por uma barreira de paus e pedras interditando o caminho, ao parar o veículo, foi rendido por dois elementos armados e encapuzados que saíram do mato o forçaram a deita no chão.
A dupla subtraiu da vítima uma quantia de R$ 160,00 e levou também sua moto, uma Honda XR 200, ANO 2000, cor branca, placa LWC 9470. Segundo o rapaz os bandidos prometeram abandonar a motocicleta nas imediações, porem, até o fechamento desta matéria o veículo não tinha sido
localizado.


Fonte: varjotaHOJE.com

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PRESO EM SANTA QUITÉRIA ACUSADO DE CLONAR VÁRIAS MOTOS






    Durante investigações, a Delegacia  de São Benedito/Ce, 350 km de Fortaleza, recupera 08 motos que haviam sido roubadas em Fortaleza e em municípios próximos da capital, e que tiveram as numerações de chassis,motor e placas clonadas.
    Após roubar as motos, os bandidos raspavam os dados da chassi e do motor e fazendo gravações pertencentes a motos que estavam regulares e alienadas, além de instalar uma nova  placa(dublê) e falsificar a documentação criando um novo CRLV (DUT) falsificados, o que facilita a venda da motocicleta, a qual chegava a ser comercializada por valor correspondente a 25% do preço de mercado.
    As motos roubadas e clonadas foram apreendidas em São Benedito e na posse de várias pessoas, sendo todas modelo HONDA BROS,CB 300 e FAN 125, fabricadas em 2010.
    Na última sexta-feira(26), em operação realizada por policiais civis, sob o comando de Delegado de São Benedito  Dr. Márcio Fernandes Oliveira  Chagas, e em cumprimento a Mandados de Busca e Apreensão deferidos pela Justiça, o homem responsável pela  venda das motos  em São Benedito foi preso em flagrante na cidade de Santa Quitéria/Ce, eis que se encontrava com documentação veicular falsa.
  O crime, além de prejudicar os proprietários das motocicletas roubadas trazia prejuízos aos donos das motocicletas originais (as clonadas) que circulavam com placas de outras motocicletas. Quando cometiam infrações de trânsito, chegavam a ser autuadas, sendo as notificações de multas remetidas aos donos das motos com sinais identificadores originais.
   O nome  do indivíduo preso não foi divulgado para não atrapalhar as investigações. (Com informações da Polícia Civil de São Benedito/Aécio


 

PM prende bandidos que agiam em Santa Quitéria, Groairas, Reriutaba e Varjota









Foto: Cel. Gilvandro Oliveira, incansável na luta contra o crime.
A Polícia começou a desarticular, ontem, duas quadrilhas de assaltantes que agiam em pontos opostos do Interior cearense. Um dos grupos é acusado de assaltar residências, pontos comerciais e atacar veículos nas estradas entre as cidades de Groaíras, Varjota e Reriutaba, na Zona Norte do Ceará. A outra quadrilha invadia comércios, sítios e casas de veraneio no litoral leste, entre Pindoretama, Cascavel e Beberibe.
Região Norte
Policiais do 3º BPM (Sobral) prenderam suspeitos de participação em assaltos nas estradas que ligam vários Municípios daquela região. As investigações em torno da quadrilha evoluíram a partir do último fim de semana, quando foi preso no Município de Groaíras (a 273Km de Fortaleza) o homem que seria o chefe do bando. Trata-se de um fugitivo da cadeia pública de Hidrolândia, conhecido pelo apelido de ´Nezim´. Conforme o tenente-coronel Gilvandro Oliveira (foto), comandante do 3ºBPM (Sobral), a quadrilha era a responsável por assaltos que vinham inquietando a população de Varjota e Reriutaba. Nesta última, bandidos roubavam veículos, principalmente motocicletas, e depois disso, passavam a chantagear as vítimas, exigindo dinheiro para informar onde o bem poderia ser encontrado. Geralmente, o valor era de R$ 1 mil. (DN)

domingo, 28 de agosto de 2011

Santa Quitéria recebe sinalização de ruas e avenidas

Foto: SQN
    A cidade de Santa Quitéria estava recebendo ontem a tarde, a sinalização de algumas avenidas que cortam nossa cidade, com placas dizendo quais as cidades mais próximas, pontos turísticos para a facilitar a vida de quem mora no município e quem passa pelo município. As placas foram instaladas na entrada da CE que liga a Catunda, Rua Tabelião Fco. de Paula Lobo, Rua Francisco Martins Filho e Avenida Cel. Manuel Alves. A empresa que estava instalando era a Delta Sinalização, que é uma empresa de serviço ao Detran-Ceará.(AVSQ)
 

Prefeitura inaugura nova Unidade Básica de atendimento no bairro Boa Vida

   
       A Prefeitura e Santa Quitéria entregou na noite de sábado, 27 de agosto, a Unidade Básica de Saúde do bairro Boa Vida.
       O novo posto de saúde atenderá os moradores dos bairros Boa Vida, Pedra da Saudade, Cinzas e Cohab e foi construído com recursos do Governo do Estado.
       Para construção da obra, o Sr. Ernane Almeida fez a doação do terreno que fica do lado do Parque de Exposições e ganhou o nome do ex-prefeito Francisco de Assis Parente.
       Familiares do homenageado presenciaram às solenidades que contou com a participação de grande parte dos moradores dos bairros beneficiados.
       Foi informado que na referida Unidade Básica de Saúde terá o atendimento de um médico, de um dentista e outros serviços de primeiros socorros.
      

Santa Quitéria comemora aniversario com bolo de 155 metros






                                            Vídeo do bolo, veja:       
   
     Um bolo de 155 metros de comprimento foi a grande atração deste 27 de agosto, quando o município de
Santa Quitéria completa 155 anos de emancipação política.
     Uma outra atração do evento foi a mulher mais velha do município, Dona Júlia Veado, que pousou para fotos, tanto da imprensa, como de adimiradores da sua força centenária 
     A Prefeitura preparou a festa em frente ao Galpão dos Feirantes, de onde começava o maior bolo que Santa Quitéria já teve e se estendia até o portão da residência da família do Sr. Luís Lobo.
     Cerca de duas mil pessoas participaram da comemoração, no entanto, nem todos tiveram oportunidade de saborear a guloseima. Pois, logo que foi cantado os parabéns com o acompanhamento da banda de música local, a multidão invadiu o bolo e os mais ágeis conseguiram levar um pedaço.
     O prefeito, que no momento da invasão discursava, disse que "o bolo é pra vocês mesmos, podem comer a vontade".
     Apesar da 'pressa' do pessoal, a festa foi muito boa e todos saíram contentes.
 Veja Fotos:




























 

OLIMPÍDAS 2011: Escola de Riaho das Pedras é a 1ª no quadro de medalhas


 
  








     Terminou na tarde deste sábado, 27 de agosto, a edição 2011 das Olimpíadas Escolares de Santa Quitéria.    
     Trinta e duas escolas, dois mil e cem atletas, cinco praças esportivas e uma equipe com aproximadamente cem pessoas de várias secretarias do Governo Municipal estiveram envolvidos com o maior evento esportivo do município que teve a abertura oficial na quarta-feira e seguiu até sábado com quase trezentos jogos.
      Veja o resultado final no Quadro de Medalhas:
           ESCOLA                  OURO     PRATA     BRONZE        TOTAL                                
  1- Fco. Paiva Rodrigues          14             18               7                    39
  2- Aracy Martins                     10               4               6                    20
  3- Luiz Menezes Pimentel          8               4               5                    17
  4- João Rodrigues Pinto            8                2              5                    15
  5- Gustavo Rodrigues               8                2               1                    11
  6- Júlia Catunda                        5                7               6                    18
  7- Manual Rufino Magalhães     5                4               3                    12
  8- Maria Neuza                         4                3               4                    11 
  9- Almerinda Jucá                     4                3               1                    10
10- D. Livramento Araújo           4                1               4                      9
11- Fco. Assis Parente                3                2               1                      6
12- Hilda Pereira Paiva               3                2               1                      6
13- Jocundo Parente                   2                2               2                      6
14- Maria de Nazaré                  2                0               1                       3
15- Geracina Lobo                     1                2               0                       3
16- Margarida Figueiredo           1                1               2                       4
17- Paulo Bertoldo                     1                1               1                       3
18- Paula Pessoa                        1                1               0                       2
19- Conceição Catunda              1                0               1                       2
20- Quiteriense                           1                0               0                       1
21- Yolanda Queiroz                   1                0               0                       1...
           
           

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O SEMINÁRIO DO EMPRETEC

     Com a finalidade de repassar informações sobre o Seminário do EMPRETEC que acontecerá de 19 a 24 de setembro de 2011 em Santa Quitéria, foi realizada na noite de terça -feira (23), no Auditório da CDL o Seminário de Sensibilização ao EMPRETEC, parceria entre o SEBRAE e a CDL.
     Estiveram presentes no seminário, lojistas, empresários, futuros empresários e demais interessados em participar do Seminário do EMPRETEC. Durante o Seminário foram realizadas três palestras: Empreendedorismo Como Diferencial Competitivo, com Francisco Régis Cavalcante Dias - Gestor da Unidade de Negócios do SEBRAE (Ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará); Metodologia do EMPRETEC, com Dra. Ana Parente, Analista do SEBRAE e Ações Para o Desenvolvimento do EMPRETEC, com Antônio Luiz Gonçalves - Articulador Regional do SEBRAE de Crateús.
     O EMPRETEC é um programa, realizado em mais de 36 países, tem como foco preparar o empresário para a geração de melhores resultados a partir da combinação e utilização de seus comportamentos empreendedores no dia-a-dia das empresas.
     Segundo o Consultor do SEBRAE, Dr. Régis Dias, o Seminário do EMPRETEC é completamente diferente de qualquer outra metodologia já executada em outros eventos. O consultor ressalta que, durante a realização do seminário os participantes a todo o momento são estimulados a desenvolverem suas competências empreendedoras através de ações individuais e grupais e nessas atividades experimentam o comportamento do empreendedor.
INSCRIÇÕES: Os empresários que tenham interesse em participar do Seminário do EMPRETEC deverão procurar o Balcão de Atendimento da CDL.

Com informações de Aécio Braga

SANTA QUITERIA: MOTO TOMADA DE ASSALTO DOMINGO É ENCONTRADA HORAS DEPOIS



Francisco das Chagas Maceno, ele foi vítima de assalto com sua companheira, foram assaltados na localidade de pimenteiras no último domingo, por volta das 08:30, quando um homem, encapuzado pulou quase em frente da moto, armado, pediu para o casal corre se não dispava contra os dois. A moto foi encotrada por um vendedor de leite, que informou a polícia sobre uma moto abandonada na beira da estrada.
Das vítimas foram tomadas uma bolsa de roupas e 25 reais.
 Fonte:Varjota em Destaque

Semana do Município: Olimpíadas, show com MUÍDO e FELIPÃO nos 155 de Santa Quitéria


    Começa nesta quarta-feira as comemorações da Semana do Município. A Prefeitura de Santa Quitéria abrirá espaço para as Olimpíadas Municipais, que terá, em torno de 270 jogos, envolvendo 2100 alunos de 32 escolas de todo o território quiteriense. Além dos Jogos, as igrejas evangélicas também serão privilegiadas com um show góspel e os demais terão Forró do Muído e outras atrações que se apresentarão, de quarta até sábado, na praça do Bradesco, de acordo com a programação:

    No dia 24 de agosto - 18h - Inauguração do Sistema de Abastecimento D`Água do Bairro Novos Pereiros, com a presença do deputado estadual Tim Gomes.
20h - Abertura Oficial na Praça Artur Timóteo dos Jogos Olímpicos com as bandas Forró do Muido e EH Nois
 25 de agosto 
08h - Jogos na Arena Esportiva e Arena Cultural
18h - Concurso de Dança, Grupo Musical e Artes Plásticas, na Praça Artur Timóteo (Banda Feleipão Gospel)
 26 de Agosto
 8h - Jogos na Arena Esportiva
17h - Inauguração de Reforma e Ampliação da Casa Amiga da Criança
18 - Na Praça Artur Temóteo, Concurso de Teatro, Rainha Mirim, Beleza Quiteriense, Miss Santa Quitéria, em seguida Show com a Banda Saradões do Forró.
 27 de Agosto
 06h - Alvorada nos Bairros
08h - Solenidade de Arteamento da Bandeira no Paço Municipal
8h:30min - Finais dos Jogos nas Arenas Esportivas
18h - Parabéns pelo aniversário do Município, diante de um bolo de 155 metros, ao lado do Mercado Público, em seguida o deslocamento dos presentes para a inauguração do Posto de Saúde Francisco de Assis Parente - Boa Vida.
 Dia 28 de Agosto
 07h - Missa Dominical com Homenagem ao Aniversário do Município

Caçamba tomba em obra no Centro de Santa Quitéria

       Um caminhão caçamba de placas HVI-3769, cor amarela, tombou no começo da tarde de hoje, em uma obra no Centro de Santa Quitéria.
      O veículo estava carregado de pedra, material para construção do prédio da Loja Macaví, quando não teve apoio em um determinado local do terreno e tombou, ninguém saiu ferido.
      Uma retroescavadeira chegou, mais tarde ao local, para recolocar o carro em posição normal.

Braguinha e Gênecias Noronha conversam em Brasília

    Na tarde de ontem (17 de agosto ) o vereador Braguinha foi recebido pelo Deputado Federal Gênecias Noronha (PMDB), em seu gabinete em Brasília. o vereador  cobrou compromisso assumido por ocasião da campanha e uma visita a Santa Quitéria. 
    O deputado se mostrou  atencioso e falou das dificuldades enfrentadas no primeiro ano de mandato e que é difícil se conseguir emendas, e que iria ajudar Santa Quitéria e  daria atenção ao vereador José Braga, que busca  uma aproximação maior com o Deputado Federal votado por ele nas eleições de 2010.
    Com o reinício dos trabalhos legislativo na capital federal,  Braguinha entendeu que já era hora de ter uma conversa e sentir as perspectivas do deputado Gênecias Noronha, como deputado federal, já que é seu primeiro mandado. 
    Braguinha falou das dificuldades enfrentadas pelos quiterienses neste momento de instabilidade política e convidou o parlamentar para  vim ao Município de  Santa Quitéria e na ocasião, que  exista, um momento de conversa com as lideranças, presidentes de associações e a população em geral, para que o deputado conheça melhor os problemas do nosso município as carências do nosso povo e possa fazer uma avaliação a onde pode ser  mais viável sua ajuda. 
     Braguinha ficou satisfeito com o conteúdo das conversas desenvolvidas durante a reunião  com  Gênecias. Segundo Braguinha assim  como votou e pediu voto para o deputado estadual Nelson Martins, pediu para o federal Gênecias,  que a política agora é de defender projetos e investimentos para o nosso município seja qual for o prefeito da hora, a população está cansada de “conversa mole”  o  município tem que andar,  as pessoas confiaram no  mandato do vereador Braga e que honrará,  o vereador  tem respaldo para cobrar  seus deputados pois, é fiel aos seus compromissos  e respaldado pelo honestidade que conduz sua vida,  e na política não seria diferente. 
 Fonte:Blog do Vereador Braga

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Canindé e Santa Quitéria empatam na abertura do Intermunicipal 2011

can x s quitéria    Após 16 anos ausente, o município de Canindé volta a participar do Campeonato Intermunicipal de Futebol da APCDEC. Em jogo equilibrado, disputado no Estádio Frei Teodoro, na cidade de Canindé, o selecionado local enfrentou o bom escrete de Santa Quitéria que, dentro de campo, mostrou um bom futebol, credenciando-se, dessa forma, a ser uma das seleções favoritas ao titulo da “copa do mundo do Sertão.
    O jogo foi muito movimentado com os visitantes, ainda no 1º tempo, abrindo o placar: Santa Quitéria 1×0 Canindé. Incentivado pela torcida, Canindé foi pra cima e empatou o jogo: 1×1, sendo este o placar do 1º tempo. Na etapa complementar, Canindé, através de cobrança de pênalti convertida pelo goleiro artilheiro Iatagan, virou o placar: 2×1, levantando a torcida e deixando a impressão de que a estreia seria com vitória. Mas Santa Quitéria reagiu e empatou o jogo – 2×2- sendo este o placar da partida inaugural do Intermunicipal 2011. A arbitragem, que merece um destaque a parte – foi de Luzimar Siqueira, dos quadros da FCF. Luzimar, que é vereador em Senador Pompeu, não abre mão de prestigiar o futebol amador, de onde tem origem.
     Antes do jogo, com presença de Edilson Alves, Tony Pereira e de muitas autoridades dos municípios de Canindé e Santa Quitéria, foi realizada a solenidade oficial de abertura. Na oportunidade, o prefeito de Canindé, Claudio Pessoa, afirmou que, por enquanto, os jogos serão realizados no Estádio Frei Teodoro, mas em breve os desportistas terão à disposição um bom estádio de Futebol: é compromisso nosso junto aos desportistas Canindeenses, a construção de um bom estádio de futebol. Nosso povo gosta de futebol e a administração municipal esta compromissada com os anseios da população, disse Claudio Pessoa em entrevista ao repórter Tony Pereira, da Radio Verdes Mares.
(Assessoria de Imprensa do Intermunicipal 2011)

sábado, 20 de agosto de 2011

Santa Quitéria terá 13 vereadores em 2013

     A Câmara Municipal de Santa Quitéria aprovou por unanimidade, na seção desta sexta-feira, 19 de agosto, a Emenda à Lei Orgânica do Município que aumenta o número de vereadores.
     Atualmente, os mais de quarenta e três mil habitantes de Santa Quitéria contam com nove representantes no Legislativo Municipal, mas com a alteração, os eleitores quiterienses elegerão nas próximas eleições treze edis que assumirão a partir de janeiro do ano de 2013.
      Logo nos pronunciamentos, Samuel Vaz, Agamenon Silva, José Francisco e Otelino Braga já adiantaram os seus votos e defenderam, respectivamente, a aprovação da Emenda.
      Há quase um mes, pré-candidatos e atuais suplentes se reuniram para tratar do assunto e começaram uma campanha para que a Câmara fosse favorável a ampliação do número de vereadores no município.   

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SANTA QUITÉRIA: PADARIA É ASSALTADA PELA SEGUNDA VEZ

     Na noite desta terça-feira(19), por volta das 20h30min,  a Padaria e Confeitaria Criativa, situada no  bairro Piracicaba,  a Rua Manuel Rufino Magalhães,  foi assaltada por um elemento, armado de revólver.
      Segundo informações,  o bandido chegou em uma moto titan  vermelha, deixou a moto funcionando do lado de fora da padaria e entrou com uma sacola e uma arma na mão mandando que todos ficassem quietos que era um assalto. Em seguida entregou a uma das funcionárias a sacola e a obrigou a se dirigir até o proprietário do estabelecimento, mandando que  o mesmo colocasse todo o apurado na sacola.
     Ainda segundo informações, o elemento chegou a render com outra arma  um  cliente que chegou no momento da ação, logo em seguida o bandido fugiu tranquilamente,  usando um capacete viseira preta, com blusas de mangas compridas tomando  rumo ignorado.(SQN)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bandidos rendem vítimas e roubam mais uma moto na zona rural de Santa Quitéria








Um trio de elementos fortemente armados agiu na manhã desta terça feira (16) na localidade de Várzea do Morro que fica localizada entre os distritos de Macaraú e Trapiá no município de Santa Quitéria. O assalto aconteceu numa estrada carroçável daquela região por volta das 6h, os bandidos abordaram as pessoas que passavam naquele momento e as obrigaram a deitar-se no chão e dessas subtraíram celulares, relógios, uma bolsa (de viagem) de uma senhora com todos os seus documentos e cartões de credito e dinheiro.
Os elementos andavam em uma moto Honda Bros, branca, e para fugir roubaram uma moto Honda Titan azul, pertencente a um cidadão de Macaraú.
Os bandidos danificaram outra moto de uma das vítimas para que a mesma ficasse impossibilitada de pedir ajuda. O assalto durou cerca de 15 minutos, após a ação os bandidos fugiram deixando para trás apenas muita poeira e a triste sensação de insegurança que vive a população da zona rural.

Fonte: Varjota Hoje

terça-feira, 16 de agosto de 2011

CDL E SEBRAE REALIZAM SEMINÁRIO

      A CDL de Santa Quitéria, em busca de novos conhecimentos para serem
aplicados no comércio lojista e visando a capacitação de seus
profissionais, traz a nossa Cida de em parceria com o SEBRAE o
“SEMINÁRIO DE SENSIBILIZAÇÃO AO EMPRETEC” o evento será realizado na
CDL, no dia 23 de agosto (terça-feira), às 20 horas, com a seguinte
programação:
    Às 20 horas abertura com Marcelo Henrique Martins Magalhães, Presidente da CDL;
    Às 20h15min a palestra “METODOLOGIA DO EMPRETEC”, com Hugo Macário de
Brito, Analista do SEBRAE;
Às 20h45min a palestra “EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO”
com Francisco Regis Cavalcante Dias, Gestor da Unidade de Negócios do
SEBRAE e Ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do
Ceará;
    Às 21h15min, palestra “AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO EMPRETEC” com
Antônio Luiz Gonçalves, Articulador Regional do SEBRAE de Crateús;
    Às 21h30min será servido um coquetel aos participantes.
    Para as pessoas que não conhecem o EMPRETEC é um seminário
desenvolvido pelas Nações Unidas sendo realizado no Brasil em parceria
com o SEBRAE. Ao longo de uma década, o EMPRETEC possibilitou a
milhares de pessoas uma visão mais clara de suas atividades, gerando
mudanças de comportamento e sobretudo autoconfiança.
 Com informações de Aécio Braga 

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Rádio do Lisieux diz Não ao campeonato local

     Todos sabem que o Lisieux conta com uma excelente emissora; Radio Progresso de Lisieux  (FM 87.9), e uma dedicada equipe esportiva, mais segundo  o responsável pelo programa esportivo,  a direção da rádio  se nega a cobrir o campeonato local, pois estaria protagonizando um dos organizadores (vereador Braguinha). Levando em conta que o vereador sempre apoiou o esporte, inclusive de outros municípios, essa atitude entristeci  os  desportistas da região do Lisieux.  Todos já estavam acostumados  com o Programa da Radio Progresso agora com “esse boicote”   quem perde é a emissora, que estar fugindo do seu papel social, motivo da sua concessão  e a sua razão de existir.  Fica algumas duvidas  no ar, de que o programa esportivo da emissora comunitária irá falar neste período? Será que é do campeonato europeu?
 Rádio Comunitária


       Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, 1 km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades.
     Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.
    A Rádio Comunitária deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população.
Fonte: Blog Vereador Braguinha

Homem é morto com uma facada no bairro Novos Pereiros

     Por volta das 4:30 horas da manhã deste sábado, no bairro Novos Pereiros, um homem foi assassinado com perfuração a faca no peito direito. 
     Segundo informações da polícia, a facada que matou Paulo Vítor Oliveira da Silva, de 18 anos, que residia na rua Raimundo Torres Muniz, teria sido desferida por um elemento conhecido apenas como Sukena.
     Outras informações dão conta de que o motivo seria acerto de contas, por causa de uma possível richa entre os dois.
     O corpo do jovem foi levado para o Hospital Municipal e posteriormente para o IML de Canindé. O  sepultamento aconteceu em Fortaleza.
     Já o acusado se encontra foragido.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Assaltantes fazem várias vítimas na CE que liga Santa Quitéria à Sobral




       Ontem vários bandidos armados de revólveres e com capacetes fizeram várias vítimas na CE-156, que liga Santa Quitéria à Sobral, próximo ao Matadouro Público, a dois quilômetros da cidade.       As primeiras vítimas foram três pessoas que transitavam numa L-200, delas levaram dinheiro(R$ 600) e objetos pessoais, chegando a humilhar os indefesos. Caminhoneiros de Crateús que passavam por ali, conseguiram escapar dos bandidos passando por sobre as pedras que haviam colocado e avisaram à polícia. Pelo que indica, um dos caminhões teria passado sobre uma moto(foto) usada no crime. Trata-se da mato Honda Fan 125, cor preta, placas NRA 4739 - Santa Quitéria, que ficou muito danificada, praticamente sem préstimos e pertence a uma locadora de veículos no bairro dos Pereiros e que foi alocada à Antônio de Sousa Paiva, residente no Assentamento Batoque - Santa Quitéria. A motocicleta está apreendida no Pilotão da PM.
       Mesmo com a moto quebrada e a vinda da Polícia, os três elementos ainda tiveram tempo fazer mais vítima, Francisco Hélio Dias Rodrigues. Deste levaram R$ 300 em dinheiro, celular, boné, até as sandálias e uma moto Honda CG - 125, vermelha, placas HXA 0403. Um dos homens fugiu neste veículo em direção à Sobral.
       A PM fez averiguações no local e está em campana em busca dos suspeitos

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Curso de Apicultura no Assentamento Groaíras.


          Vereador Braguinha e o Secretário de agricultura de Santa Quitéria Participaram da solenidade de abertura do  Curso de apicultura no assentamento Groaíras.
            Com o objetivo de ampliar os  conhecimentos e introduzir a apicultura na região, com uma  produção economicamente viável, mostrando  novas alternativas de geração de renda, e na tentativa de preservar nosso Bioma  caatinga,  introduzindo na região uma atividade  sustentável, que não agrida o meio ambiente, o vereador  Braguinha esta apoiando a realização do curso de apicultura no Assentamento Groaíras.
            Cerca de 40 trabalhadores rurais  da região do Lisieux iniciaram hoje, terça-feira (09), este curso de apicultura que se estenderá até sábado dia 13 de agosto, onde se espera que após a realização do curso, se habilite muitos camponeses da região, com interesse na exploração desta nova atividade na região.
            O evento será  ministrado  pelo consultor do SEBRAE, Sr. Paulo Aírton, um grande conhecedor do assunto no estado do Ceará, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Santa Quitéria,  na pessoa do Secretário Mardo Parente, do vereador Braguinha, do empresário Cerinha , da Associação dos Apicultores de Santa Quitéria  e da Associação Comunitária Francisco Filomeno de Paiva, da localidade de furado no Assentamento Groaíras.           
 Fonte:Blog Vereador Braguinha/Fotos: Cezar Farias

Técnico Marcão inícia preparação dos Atômicos para o Intermunicipal

MARCÃO técnico dos Atômicos
      Ontem a tarde, aconteceu o primeiro treino dos 'atômicos' no Gigante da Boa Vida, sob o comando do técnico Marcão. Aproximadamente 35 jogadores participaram do coletivo, entre eles três atletas de outros municípios, o Alan(Catunda); Rogério e Gleiber(Ipu). Além destes, o goleiro Aracildo que é da cidade de Catunda, estava presente, mas não treinou por causa de uma lesão.
      Este grande número de atletas que participaram do treino deverá ser reduzido nos próximos dias, quando Marcão deverá trabalhar somente com aqueles que farão parte do grupo.
      Uma possível perda neste grupo, é o volante Alan, que devido ao fato de ter jogado profissionalmente, em 2010, por Nova Russas na 3ª Divisão Cearense, de acordo com o regulamento do Intermunicipal da APCDEC, fica impossibilitado de jogar.
      Foi divulgado recentemente, em um site de Santa Quitéria, que o técnico Jérson Peixoto teria acertado com a diretoria quiteriense para dirigir a o time no Intermunicipal, o que, de acordo com o secretário de esportes e presidente da LESQ, Lima, o treinador é Marco Aurélio "O Marcão", desmentindo qualquer coisa neste sentido.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

SANTA QUITÉRIA:PRESO HOMEM ACUSADO DE MATAR TAXISTA EM FORTALEZA
    Na noite desta segunda-feira(08), por volta das 20h30min, foi preso na Rodoviária Deputado Chico Figueiredo na cidade de Santa Quitéria, Clécio Viana Franco, acusado de participar de um homicídio a um taxista na capital cearense.
    Segundo informações, Clécio e seu comparsa José Ribeiro Alves Filho, que foi preso pela manhã no bairro José Walter, teriam assassinado Rafael Nogueira de Lima, de 22 anos,  que trabalhava como taxista clandestino e havia sido contratado para uma corrida entre o bairro José Walter e o município de Maracanaú, na Região Metropolitana. O corpo de Rafael, que esta desaparecido desde sábado(6),  foi encontrado na tarde desta segunda-feira  no aterro sanitário de Maracanaú.
     A dupla armada com pedaços de madeira desferiu vários golpes contra a cabeça do taxista. O homem morreu no local, enquanto os criminosos fugiram levando aproximadamente R$ 60 do taxista.
 A Polícia Militar de Santa Quitéria foi avisada de que o outro suspeito teria saído com destino a este município via uma empresa de ônibus, para a casa de parentes na cidade. Os policiais, cabo Clériton, sd Simão e sd Araújo no comando do major Falcão, se dirigiram ao encontro do suspeito e o prenderam dentro do ônibus da Empresa Princesa dos Inhamuns.(SQN/Adriano Protásio) 

domingo, 7 de agosto de 2011

Caixas do Bradesco de Santa Quitéria sem dinheiro no fim de semana

     Clientes da agência do Banco do Bradesco de Santa Quitéria ficou sem sacar dinheiro nos caixas eletrônicos neste final de semana.
     Segundo reclamações de vários usuários, os caixas eletrônicos estavam vazios, não atendendo as necessidades daqueles que procuram a agência para saques.
     Ainda não se tem uma explicação pela falha, mas imagina-se que pode ser por causa da onda de explosões de caixas eletrônicos acontecida nos últimos dias.
     De qualquer jeito quem sai perdendo é o cliente
     

PSDB promove evento em clima de campanha eleitoral em Santa Quitéria

     O PSDB de Santa Quitéria reuniu suas principais lideranças na manhã deste sábado, no Salão Paroquial, para o 1º Encontro de Mobilização Municipal que tinha como tema: "Legislação Eleitoral Atualizada, Conjuntura Política de Santa Quitéria e Eleições 2012".
     O presidente estadual da sigla Marcos Cals não compareceu ao evento e segundo o secretário-geral do partido Tomás Filho, Cals se encontrava na cidade de Palhano participando de um outro encontro com objetivo igual ao de Santa Quitéria. Além do suplente de deputado federal Tomás Filho, lideranças tucanas como o deputado estadual João Jaime e Tomás Figueiredo, também participaram do seminário, juntamente com membros municipais do PSDB e de outros partidos.
     A presença de Carlos Frederico Gomes(PSB) chamou a atenção, pois, segundo informações, o diretório estadual do seu partido não aceita a 'parceria' de Frederico com o grupo de Tomás Figueiredo, um dos principais adversários políticos dos Ferreira Gomes na Região Norte. A demonstração de apoio de Carlos Frederico deve deixar a cúpula estadual socialista bastante irritada.
     Em entrevista ao Santa Quitéria de Verdade, Tomás Filho negou que o PSDB esteve em campanha para eleições municipais. "Não, agente começou uma campanha de filiação. Hoje aqui é um momento de filiações. É uma estratégia do PSDB que está acontecendo em vários municípios".
     O suplente de deputado federal, quando perguntado quem será o candidato a prefeito, entre ele e seu pai, Tomás Filho disse que "ainda tem muita água pra rolar até lá".
     Já Tomás Figueiredo, sobre candidatura à Prefeitura, disse que seu partido está preparado para qualquer que seja a eleição. "O PSDB sempre está preparado para uma eleição e nós estamos preparados para uma eleição daqui a trinta dias e estamos preparados para uma eleição para daqui a doze meses e estamos preparados para uma eleição para daqui a quatro anos".
     Perguntado, se ele ou filho seria o candidato a prefeito em 2012, Tomás preferiu não declarar: "Essa decisão está na mão do povo". Porém, nos discursos proferidos durante o evento, os seus correligionários sempre fizeram referências, neste sentido, ao nome do ex-prefeito como candidato.
      

sábado, 6 de agosto de 2011

Estão abertas as inscrições para o Garantia Safra

      A comissão que coordena as inscrições do Garantia Safra 2011/2012 em Santa Quitéria, se reuniu na manhã desta sexta-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.
      Na oportunidade, representantes de vários comunidades, que formam a comissão, discutiram o sistema para receber as inscrições de agricultores em pontos estratégicos em todo o município.
      Na segunda-feira, a Secretaria de agricultura divulgou o calendário de inscrição para o Garantia Safra:
02/08/11- Riacho Novo e Riacho do Pires; 03/08/11- Assentamento Grossos e Santa Tereza; 04/08/11- Malhada Grande, Picos de Baixo, Mulungú, Passagem, Marrecas e Jatobá; 05/08/11- São Roque, Salão e Cabeceiras; 08/08/11- Raimundo Martins (Sede) e Assentamento Quixaba; 09/08/11- Morrinhos, Palestina e São João; 10/08/11- Logradouro e São José dos Ximenes; 11/08/11- São Miguel; 12/08/11- Cachoeira e Colômbia; 15/08/11- Trapiá, Suíça e Rio do Macaco; 16/08/11- Riacho das Pedras e Belém; 17/08/11- Macaraú e Maniçoba; 18/08/11- Contendas e Vila Senador Paula Pessoa; 19/08/11- Fazenda Caraúbas; 22/08/11- Novos Pereiros; 23/08/11- Mirador, Valparaíso e Santa Maria; 24/08/11- Assentamento Batoque e Galante; 25/08/11- São Damião e Santa Margarida; 29/08/11- Purga de Leite, Assentamento Alegre Tatajuba e Três Barras; 30/08/11- Sangradouro e Pindoba; 31/08/11- Vila Areal, Assentamento Groaíras e Furado; 01/09/11- Saco do Belém, Boa Vista e São Bento (Embrapa); 02/09/11- Casa Nova; 05/09/11- Lisieux, Assentamento Ubá e Assentamento Raposa; 06/09/11- Boa Vista dos Mirandas e Barra; 07/09/11- Assentamento Sipaúba; 08/09/11- Novas Flores; 09/09/11- Assentamento Juá e Gangorra; 12/09/11- Poldrinha; 13/09/11- Fazenda do Luzardo e 14/09/11- Fazenda Grôsso.
Com informações da Secretaria Municipal de Agricultura 

A volta da Câmara Municipal depois do recesso


     A Câmara Municipal de Santa Quitéria recomeçou nesta sexta-feira, os trabalhos legislativos do segundo semestre depois do recesso do meio do ano.
     Com a presença de todos os vereadores, a sessão deste dia 5 de agosto, tinha como principal matéria a ser votada, a Emenda à Lei Orgânica do Município que concede o aumento de 9 para 13do número representantes naquela casa a partir de 2013. No entanto, a matéria foi apresentada, porém, só deverá ser votada no dia 19 de agosto quando acontece a reunião dos edis.
     O assunto mais polêmico do dia, foi uma carta enviada à Mesa Diretora da Câmara pelo diretor da Escola Maria de Nazaré Parente do Distrito de Malhada Grande, Antônio José, rebatendo críticas à merenda que é servida na referida escola por alguns dos vereadores em sessões anteriores. O diretor desmentiu as acusações, relatando o cardápio servido em cada dia da semana, o que segundo ele, não corresponde em nada o que foi colocado pelos parlamentares.
     O vereador Cícero Muniz, o primeiro a se pronunciar na tribuna, não concordou com conteúdo da carta e disse que Antônio José "estava apenas garantindo o seu emprego", ironizando o educador.
    

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ravelle Calçados consegue liberação e volta a funcionar

     A fábrica Ravelle Calçados em Santa Quitéria que estava fechada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), já está liberada para funcionamento.
     A fábrica que tem 132 funcionários, não tinha a licença da SEMACE para executar o trabalho, pois há informações de que o proprietário não sabia da existência de Leis Ambientais que o proibisse de exercer tal função. 
     De acordo com informações repassadas, depois de passar a semana tentando a liberação junto ao órgão competente em Fortaleza, o empresário Antônio Morshel conseguiu a licença, deixando a fabrica apta para o funcionamento.

Vereador Braguinha vai a COELCE

     No início da semana o vereador Braguinha esteve na COELCE em Sobral, Braguinha esteve reunido com o Sr. Sérgio Braga gerente de manutenção da regional, a conversa foi sobre a iluminação pública do distrito de Lisieux Santa Quitéria, que  está quase as escuras. 
     Segundo informações, o vereador ainda irá à secretaria de obras do município, cobrar a instalação de algumas luminárias de competência da prefeitura. A preocupação da comunidade  vem de encontro com a chegada dos festejos religiosos, quando aumenta incidências de vandalismo e a prática  de crimes, facilitado pela escuridão das ruas. 
 Fonte:Blog Vereador Braguinha

Fabrica de café se instala em Santa Quitéria.


     A cidade de Santa Quitéria deverá contar com com mais um grande empreendimento , uma fábrica para produção de café. A mepresa tem como local para instalação o mini distrito industrial, na saída da CE que liga Santa Quitéria a Catunda e é de propidedade da Panorama Alimentos.
     A fabrica que já está instalada no local, terá como propietário, o Sr. Tadeu Aragão, um dos propietários da pedreira Granistone. O café que será produzido é o Café Sertões e já está quase em fase de funcionamento.

FonteAVSQ

Santa Quitéria confirmada no Intermunicipal de Futebol.

     A prefeitura de Santa Quitéria, em parceria com a secretaria de esportes, no intuito de incentivar o esporte no município, confirmou a participação da Seleção de Santa Quitéria no intermunicipal de futebol.
Em virtude do pouco tempo de preparação dos atletas para inicio da competição, é necessário que seja intensificado os treinos e atividades físicas da seleção de Santa Quitéria, que de acordo com os organizadores, estréia dia 21 de agosto em jogo de abertura contra Canindé no estádio Frei Teodoro.
   A Comissão Executiva do 37º Campeonato Intermunicipal de Futebol informa que as inscrições estarão abertas até o dia 11 de agosto.O evento terá a organização da APCDEC e apoio do Governo do Estado.
Fonte: Santa Quiteria Destaque

Campanha Eleitoral em Santa Quitéria já começou

     A campanha eleitoral em Santa Quitéria parece já ter começado, antes mesmo que o TSE tenha decido qualquer coisa sobre o processo que tramita desde o ano passado.
     Neste sábado lideranças do PSDB puxados pelo ex-prefeito Tomás Figueiredo estarão reunidas no Salão Paroquial já discutindo o próximo pleito municipal.
     Pelo grupo político liderado por Fabiano Lobo(PMDB), será feito uma visita na próxima sexta-feira, com as presenças, além de Fabiano, do deputado federal José Guimarães, do presidente da Assembleia Roberto Cláudio e há possibilidade de Ciro Gomes também estar na cidade acompanhando esta comitiva.
     O ex-prefeito Luciano Lobo estava em Santa Quitéria preparando a vinda desta comitiva.
     Além de tudo isso, uma pesquisa, colocando como opção alguns nomes que serão prováveis candidatos à prefeito no próximo ano, já está sendo feita na cidade pelo Instituo de Pesquisa ZaitecBrasil.  
     Sendo assim a temporada de caça ao eleitor quiteriense já está aberta. 

SEMACE FECHA FÁBRICA DE CALÇADOS NO MUNICÍPIO

   A Empresa Ravelle Comércio de Calçados(Ravelle Calçados), localizada na CE que liga Santa Quitéria a cidade de Catunda, mas precisamente no Mini Distrito Industrial, foi fechada no início desta semana por tempo indeterminado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente(SEMACE). 
    Segundo informações do  proprietário da empresa, Antonio Morshel(O Tonim), o órgão que se quer lhe orientou, ou advertiu que deveria trabalhar com licença ambiental, coisa que ele disse não ter conhecimento, chegou logo com uma notificação e um embargo, fechando a empresa na cidade.
     ''Fato lamentável, pois o governo podendo orientar os seus órgãos para  realizar palestras, seminários e esclarecer os pequenos empresários como cumprir as Leis Ambientais, fecha de uma só vez, uma  empresa que dá empregos a  132 pais de famílias,  em um município do Sertão Central, que tem produção de exportação para oito estados brasileiros, ainda por cima, irá  dá um prejuízo ao empresário de quase 100 mil reais durante estes dias que permanecerá sem realizar suas atividades".(Lamentou um dos funcionários que preferiu não se identificar)
     O empresário se encontra em Fortaleza, correndo atrás de uma legalização  na SEMACE, tentando junto ao órgão competente voltar o funcionamento de sua empresa, pois se não abrir as portas  nos últimos dias o prejuízo será bem maior.(SQN)

Mulher é atropelada e morta na Faz. Ipueiras-Santa Quitéria

     No começo da manhã desta sexta-feira, por volta das 6 horas, uma mulher foi atropelada e morta na CE-176, na localidade de Ipueiras, pelo um caminhão, ainda não identificado.
    Quitéria Eridan Morais, 35 anos, residente na fazenda São Paulo, conduzia uma bicicleta, vindo de casa para à fábrica de calçados Democrata, onde trabalhava, quando foi colhida pelo veículo de grande porte, morrendo no local, deixando quatro filhos menores.
    O motorista do caminhão se apresentou ainda na manhã de hoje na Delegacia de Polícia Civil. Segundo versão apresentada à polícia, Waldésio Sousa Mesquita, que reside em Uruburetama, no momento do acidente não teve escolha, poque, a sua frente, vinha tres caminhões e mulher estava no lado de dentro da faixa lateral da pista e o marido dela no acostamento, e pra não bater de frente com os outros veículos, acabou atropelando-a. Ele disse ainda que o marido ainda se revoltou com ele(motorista), acrescentando que prestou socorro à vítima. 
     O corpo de Quitéria Eridan foi trazido para o Hospital Municipal de onde foi levado pelo rabecão do IML para a cidade de Canindé.
     Colegas de trabalho da vítima foram ver o corpo no Hospital e muitos estavam em estado de choque

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PSDB quiteriense vai se reunir no próximo sábado

     O Partido da Social Democracia Brasileira de Santa Quitéria vai promover um seminário no próximo sábado, no Esporte Clube Quiteriense.
     Segundo informações, esse encontro discutirá a atual conjuntura política no município em uma mobilização de seus filiados.
     Mas, pelo que se nota, a iniciativa já pode ser o início de uma possível campanha política visando as eleições suplementares, caso o TSE entenda assim, ou mais provavelmente para as eleições municipais do ano que vem.
     O deputado estadual João Jaime, o suplente de deputado federal Tomás Filho, o presidente estadual da sigla Marcos Cals e o ex-prefeito Tomás Figueiredo deverão participar do evento.