terça-feira, 31 de maio de 2011

Técnica do CONSEA estadual dá palestra sobre economia doméstica em Santa Quitéria

     O Conselho de Segurança Alimentar de Santa Quitéria esteve reunido durante o dia de hoje, 31 de Maio, no auditório do Hotel Aprígio's para debater ações para o seu desenvolvimento no município.
     O encontro teve a participação de representantes de ONGs, associações, secretários municipais, além de outros interessados no assunto. Eles assistiram à uma palestra sobre economia doméstica com a técnica da Coordenadoria de Segurança Alimentar, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, Madalena Lucena.
     A economista, além de outros assuntos, mostrou ações para serem desenvolvidas no CONSEA de Santa Quitéria. 

TCM fica em Santa Quitéria até quarta-feira

     Desde ontem, dia 30, o Tribunal de Contas dos Municípios-TCM está visitando o município de Santa Quitéria e deverá ficar até esta quarta-feira. Trata-se uma visita de rotina que é feita anualmente nos municípios.
     O Tribunal de Contas dos Municípios está incorporando nessa fiscalização, inovações no modelo de fiscalização que começou a ser aplicado desde Março deste ano. A equipe técnica que está no município de Santa Quitéria, deverá verificar, além dos aspectos patrimoniais, os resultados das principais políticas públicas em andamento. É a chamada auditoria operacional. As atenções dos técnicos do TCM, serão dirigidas para setores como saúde e educação, serviços que têm forte influência na vida diária dos cidadãos quiterienses.
      

TENTATIVA DE ASSALTO A ÔNIBUS NA CE QUE LIGA CANINDÉ

      Um ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns que seguia com passageiros de Fortaleza para São Benedito sofreu uma tentativa de assalto no início da tarde desta segunda feira (30). O caso aconteceu numa localidade conhecida como assentamento Juá, município de Santa Quitéria.
      Segundo informações colhidas no local, dois meliantes tomaram a frente do veiculo, um deles lançou uma pedra contra o motorista atingindo e danificando o pára-brisa, por sorte o condutor não foi atingido. Sem sucesso na primeira tentativa de paralisar o veículo, veio mais uma pedrada lançada contra a segunda janela lateral esquerda, procurando atingir algum passageiro. Graças a Deus ninguém ficou ferido, o motorista acelerou o ônibus e conseguiu evadir do local.
      Ao chegar ao posto da policia rodoviária de Santa Quitéria, o motorista parou para alertar os patrulheiros rodoviários e verificar se todos no interior do ônibus estavam bem. Com as informações precisas passadas pelo motorista do ônibus (que prefere não ser identificado), os policiais saíram na tentativa de localizar os bandidos!!
     ”Quando avistei dois rapazes vindo em direção ao ônibus, logo desconfiei porque vinham com algo na mão, no primeiro momento não avistei o que era... mais após a primeira pedra ser arremessada contra mim, tomei a atitude de acelerar para ficar fora do alcance deles”. Falou o motorista do veículo a nossa reportagem. “Tivemos sorte porque eles estavam à pé e sem armas de fogo, o susto foi grande, os passageiros já foram acalmados e graças a Deus a viagem vai seguir até seu destino final que é São Benedito” Conclui o motorista, já mais tranquilo depois do susto(VH).

Fonte:SQN 

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CONSEA de Santa Quitéria se reunirá nesta terça

    O Conselho municipal de segurança alimentar (CONSEA) e a secretaria municipal de assistência social e trabalho de Santa Quitéria,estarãi realizando nesta terça-feira (31/05), a reunião ampliada de segurança alimentar e nutricional.
      O evento, terá como tema “Alimentação adequada e saudável: Direito de todos”.
    Varias entidades do município estão sendo convidadas, a fim de conhecerem a importância desse conselho no município. A reunião será realizada no Hotel Aprigios, apartir das 8h de terça-feira (31/05.Com isso, deverá ser agilizada a inauguração da cozinha comunitária, localizada no bairro Cinzas.

Fonte: CONSEA
  

Procissão encerra os festejos da padroeira Santa Quitéria

       A tradicional procissão de Santa Quitéria encerrou os festejos religiosos, neste domingo, dia 29 de maio. O dia pode ter sido diferente, mas a hora foi a de sempre: às 17 horas. O cortejo, formado por duas enormes filas, saiu da Igreja Matriz e percorreu as principais ruas da cidade.
       Milhares de fiéis acompanharam desde o dia 19, a Festa da Padroeira com novenas/missas, leiloes e muita oração nos nove dias em que acontece o maior e mais tradicional evento religioso do município.

domingo, 29 de maio de 2011

Homem é assassinado com quatro tiros em São Damião

     Um homem foi morto com três perfurações à bala, na madrugada deste domingo, 29, após participar de um baile funk, na vila São Damião, Santa Quitéria. Francisco de Assis Silva de Sousa, 23, residente na vila São Cosme, foi encontrado na rua, quando foi socorrido e encaminhado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
     De acordo com informações da polícia, ele recebeu quatro tiros de revólver calibre 32, possivelmente : um no abdomen(abaixo do umbigo), um na mandíbula, um no tórax direito e outro no tórax esquerdo.
     Segundo familiares, a vítima foi vista pela última vez em um baile funk na vila São Damião. Há informações, também, que seriam três os acusados de envolvimento no homicídio e que residem no Assentamento Juá. José Bernardo de Lima, 20, vulgo "Veu"; o segundo identificado apenas como Cícero e o terceiro seria um elemento conhecido por De Assis e que está foragido. Na casa dele, o polícia encontrou uma arma que teria sido usada na ação criminosa. Até as últimas informações a polícia ainda não havia prendido nem um dos suspeitos.

Metade da cidade fica seis horas sem energia

     Metade da cidade Santa Quitéria ficou sem energia elétrica durante seis horas neste domingo. Desde às 6 horas da manhã que funcionários da Coelce faziam a manutenção da rede de alta tensão em vários pontos, deixando alguns bairros totalmente sem força.
      Pelo que foi observado pela nossa reportagem, fios da rede elétrica foram trocados na avenida Melquides Mourão e na Cel. Manel Alves, deixando parte do Centro, Boa Vida, Pedra da Saudade, Cohab, Cinzas e Arco sem energia. O serviço foi reestabelecido por volta do meio-dia.
       A Coelce fez o comunicado no dia anterior que haveria manutenção na rede elétrica.
      Há algumas semanas, outro fato que nos chamou a atenção. Postes foram colocados em algumas vias públicas da cidade, dando entender que em breve aconteceria essa manutenção.

sábado, 28 de maio de 2011

Começou o Campeonato Intercolegial sub-11 em Santa Quitéria

Dom Bosco
      Começou neste sábado, 28, o Campeonato Intercolegial Sub-11 de Futsal com a participação de nove equipes representando algumas escolas da rede pública e particular de Santa Quitéria.
      Na abertura do campeonato, João Rodrigues Pinto x Paulo Freire empataram em 3x3, jogo válido pela chave A. No segundo confronto do dia, a Escola Chico Figueiredo bateu o Colégio Francisco de Assis Parente por 4x2, pela chave B. Outro jogo aconteceu pela chave A, a maior goleada do dia: Luiz Dermeval 1x11 Dom Bosco. E no último duelo do sábado, a escola Almerinda Jucá perdeu para Geracina Lobo por 2X1.
     Esta categoria é uma das mais importantes pois é o início da formação esportiva e do futuro cidadão. É necessário mais atenção, com mais incentivo pelas autoridades. Ao mesmo tempo que parabenizamos a iniciativa dos promoventes.
    
 

AFASQ empossa nova diretoria em noite de festa

Transmissão de cargo
    A Associação dos Filhos e Amigos de Santa Quitéria-AFASQ, promoveu na noite desta sexta-feira, 27,  uma bonita festa no Esporte Clube Quiteriense, onde foi empossada a sua nova diretoria para os próximos dois anos.
     Este é o terceiro que a AFASQ promove entre seus filiados e o primeiro aqui em Santa Quitéria. Nessa oportunidade, Bonifácio Paiva tomou posse como novo presidente da associação, cargo que foi transmitido pelo seu antecessor Egberto Lobo que lhe entregou o Livro da Genealogia de Santa Quitéria.
     Neste livro que é único, contém a história genealógica das famílias de Santa Quitéria onde quiterienses podem conhecer seus ancestrais, desde o início da história da cidade começada pelo Capitão João Pinto de Mesquita e sua esposa.
     Um banner com 26 metros de extensão foi exposto na parede do clube, mostrando a árvore genealógica de várias famílias quiterienses sendo uma das atrações da festa. Alguns questionamentos foram feitos com relação à árvore genealógica, no que se refere à inclusão de Tomás Figueiredo e família, colocados em primeiro plano na configuração do banner. Pois, segundo os reclamantes, não os consideram quiterienses.    
     Depois, os participantes se deliciaram com um coquetel ao som da Banda Os Brasas.

      Veja fotos:
Fernanda e Egberto Lobo

Diouro, Meire e José Francisco

Lorena e Gilvan Soares

Quiterinha e Idelfonso Tavares

Marilene e Arnaldo Protásio
Glícia e Uberlândio Viana


Ritinha e Elber

Fabiano e Luciano Lobo

Aline e Dr. Machado

Michele e Marcelo Magalhães

Bonifácio e Fabíola

Oscy Mororó e D. Marculina

Cidcléia e Marciano Mororó

De Pé para o Hino Nacional

Composição da Mesa


Nova Mesa Diretora

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mais uma farmácia é assaltada no centro de Santa Quitéria

     Ontem, 26,  por volta das 20:30 horas, dois elementos armados de revólveres, assaltaram mais uma farmácia no centro desta cidade. Pela segunda vez, a farmácia Santa Quitéria foi visitada pelos bandidos.
     Meses atrás, assaltantes levaram do estabelecimento, todo dinheiro do caixa, inclusive de um banco que funciona no local, que além do prejuízo em dinheiro e celulares, complicou a situação do proprietário, no sentido de prestação de contas com os diretores do referido banco. Problema que, posteriormente, foi solucionado. 
     Dessa vez a ação dos meliantes foi parecida. Chegaram numa motocicleta, cada um com um revolver, anunciaram o assalto, levaram todo o apurado e celulares dos funcionários e fugiram sem deixar pistas. O valor levado não foi revelado.
     Além deste, farmácias e outros comércios também já foram assaltados, a maioria em torno desse horário.
                                      MOTO ABANDONADA
     Já neste dia 27, a polícia foi comunicada de uma moto abandonada, ali próximo ao Açude do 15. Ao verificar, tratava-se de uma motocicleta Honda CG, Titan 150, ano 2006, vermelha placas HWP-2914-CE, de Valentino Arruda de Farias,  tomada em um assalto no último dia 19 por dois homens armados, sobre a parede do açude Cipó, na CE-257. O veículo foi devolvido ao proprietério, ainda na tarde de sexta-feira.
     Suspeita-se que esta moto pode ter sido usada no assalto à farmácia Santa Quitéria no dia anterior. Pois as características correspondiam com as da moto utilizada neste crime.

Pane elétrica deixa Santa Quitéria sem agua.

     Desde a madrugada de quinta (26/05), quando uma pane elétrica atingiu a estação elevatória da Cagece em Santa Quitéria, os usuários tiveram o abastecimento de água prejudicado.
    Moradores de diferentes bairros utilizam cisternas para amenizar o problema. Os prejuízos já são notados, principalmente em estabelecimentos como restaurantes, churrascarias e lanchonetes, onde o uso de água é maior.
      O problema persistiu durante todo o dia,devido a rede elétrica localizada nas proximidades do reservatório do açude "Serrote", não ter sido reestabelecido pela Coelce e, que na manhã desta sexta (27/05),em contato com Paulo Tercio, responsável pela empresa no município, o serviço já esta sendo normalizado.


Pró-cidadania volta nesta segunda e com nova sede

    Uma reunião na noite de ontem, 26, determinou a volta ao trabalho do Pró-cidadania em Santa Quitéria. Eles recomeçarão logo nesta segunda-feira.
     Os pró-cidadãos estão inativos desde o último dia 17, quando terminou o convênio com o Governo do Estado. Coordenadores estaduais do programa estiveram na sessão da Câmara Municipal do dia 20 e disseram que em breve, o governador Cid Gomes renovará o conenio.
     Diante da situação dos agentes, que ficaram parados, sem receber seus salários, a prefeitura se reuniu ontem, com o grupo e resolveu assumir os custos do programa até o governo estadual retomar o contrato.
     Além de se responsabilizar, temporariamente, pelo o Pró- cidadania, a prefeitura também arcará com uma sede, que é uma das exigências do Governo, desde o início do programa e que até agora não havia sido cumprida pelas gestões anteriores.
     O Pró-cidadania passará a funcionar em sua nova sede bem do lado do Pelotão da Polícia Militar, facilitando ainda mais o trabalho em conjunto das duas instituições.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Escola Julia Catunda completa 67 anos educando Quiterienses.

    A escola Júlia Catunda recebeu este nome por motivo de uma homenagem feita ao governador Meneses Pimentel. O povo queria homenageá-lo. Escolhendo o seu nome para ser o titular da escola. O mesmo transferiu esta homenagem à sua primeira professora Júlia Catunda.Esta referida escola foi fundada com o principal objetivo de atender uma grande necessidade do povo quiteriense, na busca da formação cultural e intelectual para a construção dos valores sociais, dando-lhe uma vida digna, construindo a matriz da cultura, através da instituição escolar abrindo novos horizontes para a formação de sua cidadania. A partir de 1944, após muitos anos de luta, foi concretizado este grande sonho. Por decisão do então governador Meneses Pimentel, foi autorizada a construção desta escola. A mesma possui uma estrutura ampla e bem dividida, considerada um grande patrimônio cultural. Atualmente é uma das mais bonitas escolas desta cidade. A contribuição cultural e intelectual desenvolvida nesta escola encontra-se espalhada por todo país, representada pelos ex-alunos, filhos ilustres desta terra. O IDEB da Escola Júlia Catunda é 3,9 estando acima da média estadual que é 3,5 e da média nacional que é 3,8, precisamos melhorar mais ainda, pois sabemos que a meta do governo federal é chegar ao Ideb 6,0 em 2022 ano do Bicentenário da Independência do Brasil , a escola tem tido nos últimos anos um bom número de alunos que são aprovados no Enem e em vestibulares e seleções. 
A Escola Júlia Catunda consolida o lema: Júlia Catunda “A pioneira na educação Quiteriense”

Adiada inauguração da Casa do Cidadão de Santa Quitéria.

     A Casa do Cidadão Luís Louber Lobo em Santa Quitéria, que teria sua inauguração marcada para esta sexta-feira 27/05,foi cancelada. O motivo, foi a morte de um dos filhos do homenageado, Manuel Eliezer Mesquita Lobo, que faleceu em Belo Horizonte/MG.
   O evento inaugural, já tem data remarcada,para o dia 03 de Junho, sexta-feira as 21h
.

Câmara Municipal estará em Trapiá

     Trapiá será o segundo distrito, neste ano, a receber a Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Santa Santa Quitéria. Na última reunião do mês passado, Lisieux foi o primeiro distrito do ano a recebeu a reunião fora da sede.
     Amanhã, a partir das 8 horas, a Escola Jocundo da Cunha Parente abrigará os edis e a plateia que assistirá os pronunciamentos e debates dos legisladores.
     Na verdade, esta é uma grande oportunidade para aqueles que tem suas necessidades, cobrarem de seus representantes, pessoalmente.

Santa Quitéria terá em breve mais uma fonte de informação escrita

    
    Em poucos dias Santa Quitéria contará com mais uma fonte de informação. Para aqueles que apreciam uma leitura, brevemente ficará mais bem informado do que acontece no município.
     A impressão, que começará a circular com poucas páginas trazendo apenas notícias, deverá está a disposição dos leitores quiterienses, a partir do próxima semana. Inclusive, você pode ajudar, opinando na enquete ao lado, votando em um dos possíveis nomes: AVANTE ou A LOCOMOTIVA, este último, em homenagem à Pe. Ximenes.    

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ação Social desenvove ações em santa Quitéria

      A secretária de ação social e primeira dama em exercício Meire Martins anunciou hoje, em pronunciamento em emissoras de rádios, que foi realizada ontem, 24, a pré-conferência do idoso em Santa Quitéria, que visa dar mais atenção à melhor idade.
      Recentemente foi estruturado o Consea-Conselho Nacional Alimentar e Nutricional. Este conselho, além de outras funções no setor, trabalhará em parceria com Programa de Aquisição de Alimentos-PAA. Meire Martins informou também, a assinatura de convênio do sub-registro civil que beneficiará, especialmente a população carente do município.
    

MACARAÚ: Uma "cidade" no interior de Santa Quitéria

   Uma grande estrutura de concreto e de metal, chama a atenção dos que visitam o distrito de Macaraú, localizado no município de Santa Quitéria. A obra de acesso a localidade, dá boas vindas aos que ali chegam.O distrito com cara de cidade,vem se preparando para a realização do sonho da emancipação.

     Macaraú é um dos distritos de Santa Quitéria , que tem condições de se emancipar e se transformar município. As lideranças do local vem lutando com o objetivo  de organizar a comunidade, com vistas à defesa de seus interesses junto aos poderes públicos municipal, estadual e federal, a fim de efetivar a execução das medidas necessárias que lhes assegure a satisfação de suas necessidades fundamentais, de modo a garantir uma melhor qualidade de vida aos moradores da comunidade.


TEXTO: Santa Quitéria Destaque
FOTO: Diego Bino

terça-feira, 24 de maio de 2011

Prefeitura pagará dois meses do transporte escolar

     O líder do prefeito, na Câmara Municipal Otelino Braga, anunciou ontem, que a Prefeitura de Santa Quitéria estará pagando, até esta quarta-feira, dois meses ao transporte escolar do município.
     Alguns motoristas vinham reclamando de atraso e como o prefeito Haroldo Martins vem tendo todo um cuidado para não ficar nada pendente do período em exercício na Prefeitura, resolveu fazer  o referido pagamento.
     Com isso devem ser estancadas críticas que são feitas pela oposição com relação a este assunto.

SITUAÇÃO GRAVÍSSIMA DAS ESTRADAS MUNICIPAIS DE SANTA QUITÉRIA.

     Recebemos a denúncia de que alunos não frequentaram as aulas na Escola Maria Neusa Araújo Moura em Lisieux, em virtude das péssimas situações em que se encontram as Estradas Municipais, eles não conseguem sair da sua localidade para estudar e fizermos um Rally nas Estradas do Município de Santa Quitéria, partindo do Lisieux pela Zona Rural, nenhum carro passa, é uma buraqueira infernal, os atoleiros são muitos, os lamaçais gigantescos, não dá pra passar nem de bicicleta e nem de jumento. Todos os anos essa situação se repete, basta virem as chuvas, o povo não consegue nem comprar comida nas localidades vizinhas, não dá para passar nem nadando. Tem lugares que só chegamos de Helicóptero, pois veículo nenhum passa. Alunos arriscam a vida para estudar, os pais arriscam a vida para trabalhar.
     A Prefeitura, através do líder do prefeito na Câmara, Otelino Braga, informou que a patrol e outras máquinas, já estão prontas, e assim que tiver condições, começará a raspagem das estradas por todo o município

Fonte: Blog Amigos de Lisieux.

Eleitorado cearense cresce e Santa Quitéria continua o mesmo de 2010

    O eleitorado cearense continua crescendo, mesmo com o cancelamento de 51.280 títulos de eleitores que deixaram de votar e não justificaram a ausência nos três últimos pleitos. O cancelamento foi anunciado, no início deste mês, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
      Apesar do crescimento registrado no total de eleitores do Estado, 127 municípios cearenses permanecem com o eleitorado inferior ao que estava apto a votar nas eleições gerais realizadas no ano passado, em função do enxugamento do cadastro. Em 56 municípios houve crescimento e em apenas um, Santa Quitéria, o eleitorado permanece o mesmo das eleições de 2010. Isso é o que revelam os dados divulgados pelo TSE em sua página na Internet.
      Os municípios cearenses que registraram maior crescimento no eleitorado de outubro de 2010, data em que foi realizado o último pleito, até abril de 2011, quando foi concluído o levantamento para a exclusão dos faltosos, são os seguintes: Eusébio, com um crescimento de 2,33% do seu eleitorado; Alcântaras e Aquiraz, com uma evolução da ordem de 1,723% cada, e Pacajus, que registrou um crescimento de 1,351%.
      Em outubro de 2010, estavam aptos a votar em todo o Estado 5.881.584 eleitores. No início deste mês, o TSE fez o cruzamento das informações para excluir quem deixou de votar nos três últimos pleitos consecutivos e não justificou a ausência.
Eleições
     Esse procedimento é feito sempre em ano posterior à realização de eleições e, em 2011, foram cancelados 51.280 títulos de eleitores do Ceará. O eleitorado cearense, no dia 5 de maio de 2011, era menor que no dia três de outubro de 2010. Porém, com a atualização que é feita diariamente, 15 dias após a divulgação do cancelamento, o Estado já apresenta um quadro de evolução no seu eleitorado, saindo de 5.881.884, em outubro de 2010, para 5.890.755 eleitores, no dia 21 de maio de 2011, conforme consulta realizada pelo Diário do Nordeste na página do TSE na internet.
    Em Fortaleza, o eleitorado passou de 1.558.731 para 1.567.452, nos últimos seis meses. Na capital foram cancelados 18 mil de eleitores.

Fonte: DN/ SANTA QUITERIA DESTAQUE

Distrito de Trapíá na luta contra a dengue.

     Setores de Saúde e Educação da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria, desenvolveram uma atividade onde os alunos da escola Jocundo da Cunha Parente em Trapiá,se tornem fiscais de suas casas, como também, as dos vizinhos,quanto à importância da eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
     Na manhã desta terça-feira (24/05),a comunidade receber orientação e palestra no combate ao mosquito.
    Para a diretora da escola Júlia Pinto,"combater o mosquito é necessário a mobilização de todos, pois sua reprodução pode ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias ou ensolaradas".
     Portanto é fácil a sua disseminação. Sendo assim, a população deve eliminar o mosquito dos locais onde se reproduzem. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Agentes de endemias paralizam os trabalhos em Santa Quitéria

      Os 32 agentes de endemias dos municíupio de Santa Quitéria paralizaram os trabalhos na manhã desta segunda-feira.
      Segundo informações da Associação dos Agentes de Endemias, eles estão parando por falta de pagamento de um incentivo que vem de um convênio do Município com a Associação que é no valor de R$ 10.100,00. Destes, desessete agentes que trabalham na zona rural recebem R$ 400,00/mes e quinze que atuam na sede recebem um complemento de R$ 250,00/mes.
      O dia 15 de cada mes, foi a data estabelecida pelo município para o pagamento do incentivo e segundo os agentes, só voltaram ao trabalho quando a Secretaria de Saúde se manifestar a respeito do assunto e que não se trata de uma greve e sim de uma paralização.

Futebol quiteriense é CAMPEÃO nos jogos abertos

Foto: SQN
    A nova Seleção de Santa Quitéria conseguiu uma conquista importante, ontem, 22, no Estádio Silveirão, em Reriutaba. O time comandado pelo técnico Marcão depois de derrotar Varjota II(4x0), Pires Ferreira(3x0) e Varjota I(3x2), venceu a forte equipe de Sobral em um jogo duro, com muitas faltas.
    Vinicius, de falta, fez o gol do título quiteriense. O craque quiteriense, foi o destaque da competição, fazendo três gols em quatro jogos disputados e é o comandante desta equipe dentro campo, apesar de seus 23 anos de idade. Um detalhe, o Super Vinicius teve esta brilhante atuação jogando como zagueiro.
    Santa Quitéria também foi destaque no futsal masculino e feminino, conseguindo o terceiro lugar em cada categoria.
    Julierme foi principal jogador entres os meninos do futsal, tendo apresentações de encher os olhos da torcida que marcou presença nos Jogos Abertos, que é uma promoção da Secretaria de Esportes do Governo do Estado.
    Os quiterienses irão participar, com futebol e futsal masculino e feminino, nos dias 10, 11 e 12 de Junho da etapa final desta competição que será realizada na cidade de Morada Nova.
    PARABÉNS ESPORTE QUITERIENSE.    
    Se tivesse mais incentivo...

Ciopaer sobrevoa pela cidade de Santa Quitéria

      Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas(Ciopaer) sobrevoo, hoje pela manhã, a cidade de Santa Quitéria.
     Quando isso acontece, normalmente eles estão em busca de algum elemento perigoso ou de alguma carga roubada, o que deixa muita gente aqui na cidade, apreensiva. Mas dessa vez tratava-se, apenas de uma operação de rotina. Tivemos informações das polícias de Santa Quitéria de que esse procedimento do Ciopaer está sendo feito em todas as cidades do interior e que ontem esteve em Varjota.
      Esse tipo de operação não tem nenhuma conexão com as polícias locais.
    

domingo, 22 de maio de 2011

Santa Quitéria, um dos campeões no combate a gripe no estado.

   O Ceará já tem seus campeões de vacinação contra a gripe. Os municípios de Guaramiranga, com 91,53% de cobertura, Santa Quitéria (89,16%), Pacoti (84,31%), Paraipaba (83,69%), Bela Cruz (83,62%) e Baixio (82,59%) já cumpriram a meta de 80% de imunização estabelecido pelo Ministério da Saúde para a campanha deste ano.
   Por ser o maior município do estado em extensão territorial  , Santa Quitéria é o grande campeão nessa campanha, com 89,61% de pessoas vacinadas contra a gripe, atingindo um saldo positivo de 9,61% acima da meta.

FOTO: Santa Quitéria Destaque
FONTE: Assessoria de Imprensa da Sesa/Governo do Estado do Ceará

sábado, 21 de maio de 2011

Vereador pede que açúdes de Santa Quitéria sejam peixeados

    O vereador José Braga Barrozo entrou com um requerimento verbal na sessão desta sexta-feira, dia 21, pedindo ao Executivo que coloque peixes em todos os açudes do município.
    Segundo Braguinha, esta ação seria é de grande importância, pois ajudaria a população de várias formas. A produção de peixe, pode ser aproveitada tanto na alimentação familiar, como para aumento na renda das famílias.
    O requerimento foi aprovado e fica agora, a cargo do Executivo Municipal.
    Braga, é um dos mais atuantes vereadores da Câmara de Santa  Quitéria e hoje é considerado quase, como um prefeito no seu distrito que é Lisieux. Pois atende, diariamente àquela população em suas mais diversas necessidades.

Pro-cidadania de Santa Quitéria vai esperar pelo Governo do Estado

    O convênio do Programa Pró-cidadania em Santa Quitéria terminou no dia 17 de maio e de lá pra cá os 22 agentes no município buscam uma solução para o problema. Ontem eles fizeram mais tentativa indo à Câmara Municipal reivindicar aos vereadores a ajuda para não aconteça a paralisação.
    Eles sugeriram que a Prefeitura baixasse uma Portaria assumindo a responsabilidade total com as despesas do programa.
    De passagem, coordenadores do Pró-cidadania do Governo do Estado, foram até Câmara e informaram que em pouco tempo o governador Cid Gomes estará renovando o convênio, porém, não sabem em quanto tempo, se numa semana ou até mês. Estes coordenadores estavam fazendo uma avaliação nos municípios desta região, da situação do programa.
    A viatura que dava suporte aos pró-cidadãos está guardada na garagem da Prefeitura de Santa Quitéria aguardando o reinício dos trabalhos.

 

D. Odeli participa da festa de Santa Quitéria

  
     O bispo da Diocese de Sobral D. Odeli José Magri, chegou à Santa Quitéria, hoje, 21, por volta das 18 horas. O padre Lucione Queiroz foi recepcioná-lo na entrada da cidade, juntamente com vários fiéis que se concentraram na frente do DER.
     Lá, alguns admiradores tiraram fotos e pediram a bênção do bispo. Carros, motos e até pedestres foram receber o religioso e depois o acompanharam até à Igreja Matriz onde D. Odeli  preside a novena e missa da noite deste sábado.
Bispo Dom Odelir e Pe. Lucione
Festejos de Santa Quitéria
   Uma multidão se aglomerou no pátio da Igreja Matriz, em Santa Quitéria,onde foi realizada a novena comemorativa, aos festejos religiosos da padroeira do município,com a celebração do Bispo Dom Odelir  José Magri,na noite de sábado (21/05).
    A Comunidade e a Igreja Católica de Santa Quitéria, recebeu com festa e uma carreata de motos e carros  para a chegada do  Bispo , a concentração da passeata aconteceu nas proximidades do DER,que seguiram direto para a Matriz, onde centenas de fieis estavam a sua espera.


Foto: Santa Quitéria Destaque

Nelson Martins participa de reunião na Ematerce de Santa Quitéria

    No começo da noite desta sexta-feira, no prédio da Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Ceará - Ematerce em Santa Quitéria, houve uma reunião, aproveitando a visita do Secretario de Desenvolvimento Agrário Nelson Martins.
    Estiveram no encontro, o prefeito em exercício Haroldo Martins Filho, o presidente da Câmara Municipal Raimundo Parente, vereadores e funcionários da Ematerce e Adagri e representantes de ONGs e Associações. O prefeito aproveitou para buscar apoio da SDA na realização da XX Exposição Agropecuária do município que será realizada de 22 à 25 de Junho.
    Nelson fez uma explanação dos programas que o Governo do Estado pretende implantar e ampliar na região. Um deles é a reestruturação das Ematerces, inclusive com contratação de mais 600 novos funcionários em concurso público.
    O secretário passou o dia visitando vários municípios desta região do Estado.

Lesão a bala no bairro Pedra da Saudade


    Foi nesta quinta-feira, por volta das 15:30 horas, na rua Mj. Euclides Lobo, no bairro pedra da Saudade em Santa Quitéria.
    A vítima, Francisco Pereira Filho, 48 anos, vendedor, residente na rua Jerusalém no mesmo bairro, foi alvejado com tiro de revolver no ombro esquerdo. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal, passou pelo procedimento medico e depois  liberado. A bala ficou alojada no local.
    O acusado é um homem identificado apenas como Paulo Sérgio e teria atirado após uma discussão minutos antes. Até a manhã de sexta-feira, ele ainda não havia se apresentado à autoridade policial.